Resumo da sessão na minha opinião

quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Anteontem por ser a terceira Segunda-feira do mês, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara de Jaboticabal. Além de ser aberta a população e ser transmitida pelas rádios “Athenas” e “Vida Nova”, sua transmissão também aconteceu online pelo sítio da Câmara, e foi dessa maneira que eu acompanhei.

Um vereador que se destacou e surpreendeu não só a mim, mas acredito que a todos que acompanham a nova gestão desde o início, foi o vereador Gouvêa. Com muita tranqüilidade e coerência, conseguiu argumentar vários assuntos realmente importantes que vem acontecendo em nossa cidade.

O primeiro fato levantado foi quanto a propaganda de obras feita pelo governo municipal, mas que na verdade pertencem ao governo estadual.

Falou também a respeito do aluguel de uma aparelhagem de som que a prefeitura fez para a realização de eventos, no valor de R$50.000,00, onde o vereador argumentou que diante de sua experiência, por esse valor seria possível comprar a aparelhagem e não apenas alugá-la.

Pontuou também a falha que a prefeitura vem apresentando quanto aos serviços terceirizados, pois as licitações são sempre ganhas pelas mesmas empresas, e ainda por valores exorbitantes. E concluiu dizendo que se a prefeitura não pode adquirir decoração, e queima de fogos para a festa do quitute, que não as faça terceirizando o serviço.

Enfim, o vereador fez uma breve, porém completa exposição de um fiscalizador, o que de fato é seu trabalho.

O vereador Murilo relembrou a nomeada por ele de “polêmica” da água, e sugeriu a aquisição de filtros de barro de nossas cerâmicas para que os vereadores se refresquem, o que ele já havia comentado comigo e que esta registrado no texto “Que Semana!”.

Além disso, falou também a respeito da formação de cursos técnicos para os futuros desempregados pela colheita mecanizada da monocultura da cana-de-açucar de nossa cidade.

Lembrou também da questão da terceirização dos serviços da prefeitura o que segundo ele gera desperdício, e contradiz com a redução de gastos que o prefeito diz estar fazendo, e também com o carinho pelo povo, que segundo o vereador chega a ficar emocionado ao ver tal fato.

Já o vereador Nereu, se referiu ao “manifesto” que o Secretário da Educação publicou na imprensa de nossa cidade, que segundo ele não é novidade nenhuma.

Também comunicou a respeito da inauguração do computador para deficiente visual que ficara na câmara conectado a internet para o desfruto de todos. O vereador apenas esqueceu-se de que na casa de leis além da porta ser automática – o que dificulta e muito o acesso – ainda não existe sinalização adequada, ou seja, o piso tátil, para que as pessoas com deficiência visual possam circular sem problemas pela Casa de Leis, ou pelo menos chegar ao computador.

Lembrou também do grande numero de inadimplentes no SAAEJ – será que a tarifa de esgoto tem alguma a coisa a ver com isso?

E lembrou-se do projeto Carbono Zero, aquele que faz a câmara diminuir a liberação de CO2 – aonde que ela libera isso? - mas que se esquece disso quando aceita a compra de um carro de 16 válvulas de alto consumo e ainda a gasolina.

Já o vereador Wilsinho teve uma fala também de agente fiscalizador assim como o vereador Gouvêa, e disse que há quem fique incomodado quando ele vai até o pronto atendimento para fiscalizar.

Lembrou também de que cada um deveria ter sua função lá dentro, e que não pode deixar aos cuidados de um motorista que tem suas obrigações, o atendimento de um paciente.

Comentou que o Vectra foi “doado” para a prefeitura, para ser utilizado na assistência social, mas que até agora não saiu da garagem do SAEEJ, e que ele está esperando e fiscalizando para ver o que ira ocorrer com o mesmo.

O Prof. Emerson começou sua fala lembrando dos R$7.000.000,00 pagos a empresa “Piracema”, quando a mesma não coloca se quer, placas com descrições a respeito de suas linhas nos pontos e nos veículos.

Pediu para que não se permita o capitalismo (não entendi), o que foi uma brecha para o vereador Nereu perguntar a sua opinião a respeito da reforma agrária e o MST. Embora o vereador Emerson foi educado e disse que num momento oportuno ele lhe responderia tais questões, na minha opinião ele deveria ter convidado o vereador que o questionou, para que dali a 6 dias (domingo) participasse do fórum social regional e perguntasse também a opinião do Frei Betto a respeito da reforma agrária e do MST.

O vereador também registrou que solicitou a prefeitura todos os documentos referentes aos gastos com a festa do quitute, e que o mesmo foi negado pelo ex-vereador Elias Bahia, que apenas lhe mostrou alguns documentos, mas que não permitiu ao vereador a fotografia dos mesmos.

Por fim, o Presidente da Casa, fez um balanço geral, dizendo que a porta da presidencia está aberta a população, e que eles estaram adiquirindo novas impressoras - tomare que não seja as mais caras do mercado - para que os vereadores possam trabalhar melhor.l

Lembrou também que todos os projetos do atual prefeito estão sendo aprovado sem problemas, e que a câmara tem sido fiel nas votações. Diante disso uma dessas conclusões é coerente: Ou o prefeito é um homem que só faz excelentes projetos, ou é um homem de sorte.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010