Há alguns dias atrás recebi um email de uma amiga que vem acompanhando esse blog diariamente, sugerindo que eu também trouxesse textos que tratassem da política nacional.
Embora eu não seja nenhum estudioso do assunto (quem sabe um dia), achei a idéia interessante, e resolvi hoje publicar algo a respeito do assunto. Porém quero deixar claro, o Blog da Moska, sempre dará preferência a notícias que acontecem na nossa esfera municipal, mas ocasionalmente também publicarei textos e opiniões a respeito da política estadual, e nacional, pois assim como os fatos de nossa cidade, os fatos do nosso país também nos envolvem e também são importantes, principalmente em momentos como esse, em que logo haverá eleição.
Há algumas semanas, um pouco antes de fazer o blog da Moska, comecei a visitar com freqüência blogs de vários jornalistas não tão conhecidos como William Bonner, mas que tem méritos bem maiores do que serem submisso a uma rede golpista onde trabalham, são eles: Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha, Luiz Nassif, e Paulo Henrique Amorim.
Também comecei a visitar os portais de revistas também não muito “comuns” como “Veja”, “Época”, “Caras” etc. Mas que me pareciam mostrar outro lado da moeda.
Surpreendi-me ao ler alguns textos desses diversos jornalistas, pois seu posicionamento parecia ser um pouco mais ético, transparente e neutro do que o jornalismo que é apresentado no G1 (Portal da Globo). Embora bem antes disso já sabia o quanto a “Rede Globo” era manipuladora, pude enxergar mais além e ver que cabe a mim decidir de que maneira tenho que me informar.
Decidi desde então, me informar de uma maneira alternativa para entender a crise do senado, assistindo suas sessões e as da câmara dos deputados, e me informar por diversas fontes de jornalismo, inclusive pela “Rede Globo”, para ver o quanto a manipulação de informação estaria me enganando e também a toda sociedade.
A diferença é grande e assustadora, embora já esperado, é difícil aceitar tal situação diante dos nossos próprios olhos.
O jornalista Paulo Henrique Amorim, que já trabalhou na Manchete, Abril, Jornal do Brasil, Globo, Bandeirantes, Cultura, está na Record; foi do Zaz, Terra, UOL, iG e hoje é responsável por um portal independente chamado “Conversa Afiada”, define com clareza o que isso significa: “Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.”
Esse partido embora seja um velho conhecido, atualmente é o responsável por esquecer-se de tocar no nome do Presidente do PSDB que usou verba pública para levar filha à Nova York com despesas pagas pelo Senado onde gastou R$ 4.580,40 em diárias. Por esquecer também de dizer que o marido da Lina Vieira, (aquela que acusa a Dilma de ter lhe pedido para encerrar o processo do filho de Sarney) está respondendo a um processo no STF juntinho de Roseana Sarney por improbidade administrativa, e que ele também foi ministro e até decreto assinou com Fernando Henrique. De que ela não lembra o dia, a semana, e nem mesmo o mês em que houve o encontro com a ministra, e que nem em sua agenda, nem na da ministra aparecem essas reuniões. E por fim, este partido ainda é responsável por fazer com que o Delegado Protógenes Queiroz acabe com mais acusações do que o banqueiro bandido e condenado Daniel Dantas.
Enfim, esse é o quadro em que vive a nossa imprensa. Distorcendo, inventando, e escondendo os fatos.
3 comentários:
Como você bem disse, Ariel, cabe a nós decicirmos a melhor maneira de nos informar. Não podemos ser influenciados pelas informações divulgadas não só pela Rede Globo, mas também por toda a mídia. Temos que ter senso crítico e não 'engolir' tudo aquilo que ouvimos e lemos!
Ótimo post!
Beijos!
Gostei Ariel, você é fã do botinha-cor-de-rosa.
Vá em frente que atrás vem gente!
Observações bastante coerentes. A imprensa golpista é, em grande parte responsável pela passividade e inércia observada na população de um modo geral, uma vez que com seu poder financeiro e político é ainda a maior forma de comunicação no país.
Parabéns pelo blog, até breve
Postar um comentário
Deixe abaixo o seu comentário!