1 2 3 4

Novidade na internet

Hoje bisbilhotando a internet em busca de notícias e informação, achei algo interessante, nada sobre crises, Senado, e muito menos Sarney, mas sim sobre Lula. Fiquei sabendo que o Presidente vai inaugurar, ou melhor, já inaugurou não um hospital, nem outra obra social, mais sim um Blog.

Isso mesmo, um blog, assim como esse. O nome da novidade é “Blog do Planalto”, nele Lula vai postar diariamente sua agenda, além é claro de informações a respeito de seu governo.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela internet. Os textos do blog serão escritos por uma equipe da Secom, e não pelo próprio presidente.

A idéia é produzir e dar prioridade a textos, fotos e vídeos relacionados à agenda, às ações e às decisões de Lula e das estruturas vinculadas diretamente à Presidência da República. Mas poderão ser divulgadas também ações de outros setores do governo.

O blog entra na rede mundial de computadores trazendo informações sobre o pré-sal, tema de uma reunião entre Lula, ministros e governadores ontem à noite, e a história do petróleo no país.

A idéia teria sido inspirada no blog criado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a campanha eleitoral americana. E ganhou força após o sucesso da iniciativa da Petrobras de criar o blog Fatos e Dados, oferecendo aos internautas sua própria versão dos fatos noticiados pela grande imprensa.

Nesta fase inicial, o blog não terá espaço para comentários dos leitores. Segundo a Secom, a equipe do blog é pequena e não teria condições de destacar um profissional para fazer o papel de moderador dos debates.

Além do blog e da coluna, a Presidência planeja lançar outras ferramentas na rede de computadores, como o Twitter e vídeos no YouTube. O endereço do blog é : blog.planalto.gov.br , isso mesmo NÃO tem "www", para acessa-lo [clique aqui]

Achei legal postar isso aqui, para mostrar a dimensão que as coisas estão tomando, e também a importância da proximidade de governo e população que a internet pode nos propor, é uma pena isso ter sido pensado só agora, no final de seu mandato.

Porém temos que lembrar que de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualmente apenas 32,1 milhões de brasileiros, cerca de 21,9% da população acima dos 10 anos de idade, utilizaram pelo menos uma vez a rede mundial de computadores, a internet, no Brasil.



O número é expressivo, porém se for considerado o número de internautas em relação à população do país, a situação é preocupante ocupando a 62ª posição mundial e a quarta na América Latina, sendo ultrapassado pela Costa Rica, Guiana Francesa e Uruguai.
Mas quem sabe agora, outros governos não se inspiram criando também seus blogs, e consequentemente melhorando o acesso da população a internet.

Texto: Adaptado
Fonte: Portal vermelho e IBGE

Jaboticabal, e sua promissora era digital

Jaboticabal vem fazendo a parte dela, e digo Jaboticabal porque tanto a Câmara dos vereadores, como a prefeitura estão trabalhando juntos nesse projeto. A prefeitura com o “Jaboticabal Digital” que com apenas R$ 800,00 (preço da antena – é uma merreca) você conseguirá facilmente se conectar a uma ótima velocidade inferior a discada (ainda não conheço ninguém que teve essa coragem), e a Câmara com a “internet populista”, ops, é popular; e também com a não fiscalização, ou melhor, com o não questionamento desta “pechincha” cobrada pela antena para ter acesso ao sinal, além da inexplicável escolha de uma empresa que não é da cidade para prestar esse serviço.

Nessa altura do campeonato, só existe uma coisa que me preocupa: Quem será o próximo que terminará com as pétalas das rosas, e continuará a nos bater com os espinhos?


Ler Mais

Frei Betto e sua análise social

Prezados leitores, publico hoje um texto que seria de exclusividade do Jornal Fonte, no entanto houve algumas pequenas edições no mesmo, que diante da falta de tempo, foi publicado sem eu ter revisado-o.

Peço desculpas, e segue abaixo o texto original.

Obrigado, Ariel.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Neste ultimo domingo (16), com muito frio e fortes chuvas aconteceu o III Fórum Social Regional. O evento contou com a presença de diversos Movimentos Populares, pastorais, padres, bispos, e professores de diversas regiões e, também, com a assessoria do Frade Dominicano e escritor Frei Betto. Adepto da teologia da libertação, ex-assessor especial de Lula, Frei Betto continua incansavelmente sua luta pela reforma agrária no Brasil e veio compartilhar um pouco de sua trajetória.

Em uma mesa com toalhas vermelhas e amarelas, lembrou da troca do “Fome Zero” (programa onde foi coordenador de mobilização social), pelo atual programa “bolsa família” ao qual se referiu como a “galinha dos ovos de ouro”. Fez uma crítica aos movimentos sociais por não unirem forças nas lutas de cada movimento particular. Um processo que acarreta em uma perda de força tornando as lutas individuais e isoladas, não conseguindo pressionar os governos (municipais, estaduais e federal) para fazer com que as coisas aconteçam, tendo em vista que estes só funcionam sob pressão.

Explicou também que esses movimentos esperavam do governo Lula grandes mudanças, mas que não foram firmes nas cobranças, com isso o governo neutralizou os movimentos sociais absorvendo líderes no próprio governo, coisa que não é diferente em nossa cidade, onde o governo absorveu as pseudo-oposições que aqui existiam.

Fez uma inteligente critica também a nós, sociedade civil. Disse que somos a autoridade, que os políticos são apenas representantes e que em verdade eles são nossos servidores pagos por nós. Não somos seus súditos, portanto cabe a nós cobrarmos deles atitudes dignas de transparência, ética, e moral.

Falou também da participação das pessoas na política atual, pois segundo ele, “quando se fala de política as pessoas não gostam, e não estão dispostas a discutir esse assunto, porém temos que lembrar que uma maioria que tem nojo de política, é governada por uma minoria que não tem”. Afirmando que os bons, as boas pessoas devem fazer política.

Com ótimas colocações questionou se há mesmo o fracasso do socialismo, considerando que criticam o socialismo, mesmo cubano, mas “todo mundo esquece que para 2/3 da população mundial, o capitalismo não funciona, pois elas vivem apenas para a preservação biológica”, ou seja, não vivem, sobrevivem. Frei Betto concluiu dizendo que em sua época os jovens não utilizavam drogas, pois tinham suas “utopias”, seus sonhos e suas lutas ideológicas, que já serviam para os manterem ocupados.

Quando questionado a respeito do papel dos novos meios de comunicação pela internet como redes de relacionamentos, blogs, e mini-blogs, Frei Betto disse: “Claro que as novas tecnologias são muito importantes na informação e na formação de opinião pública [...] isso inclusive vai trazer muitas surpresas para os institutos de pesquisas, pois hoje temos o individuo oculto, cujo único meio de participação e de interesse é pela internet, e que ele vai formando sua opinião e só vai expressa-lá no dia que for sair de casa para dar o seu voto.”

Porém, ele alerta para três grandes problemas:
A falta de capacidade critica e de análise política, ou seja, instabilidade ideológica dessas pessoas, por não dialogarem e refletirem coletivamente.
A privatização do acesso a informação política, o que causa manipulação de idéias.
O acesso a informação on-line não leva a mobilização.

Por fim, no meio de tantas frases e colocações marcantes, assim como era de se esperar de um grande militante, uma se mostrou bem realista e atual: “O poder não muda ninguém, apenas o revela.” e que concluiu “... de um pouco de poder e a verdade vai aparecer”.
Ler Mais

Jornal Oficial

Como ontem publiquei três postagens em um único dia, hoje nem iria postar, mesmo porque é sexta e as pessoas estão cansadas pois é final de semana, e ninguém gosta de ficar lendo longos textos.

Porém, foi inevitável. Chegando em Jaboticabal, avistei próximo a rodoviária no chão, um jornal diferente. Aproximei-me, e li no cabeçalho "Jornal Oficial - Jaboticabal".

Guardei o jornal e ontem mesmo dei uma lida nele tentando procurar a publicação do que há algumas semanas foi noticia. A emenda na Lei Orgânica para revogar o artigo 21 da mesma.

Em outras palavras, para poder aumentar o salário dos secretários até onde o prefeito bem entendesse, não tendo mais o valor do salário dos vereadores como limite.

O estranho é que a votação ocorreu em uma sessão ordinária, e como não foi unanimidade a aprovação, foi feita uma segunda sessão (essa extraordinária) - que pressa não? - que também venceu por maioria.

Resumindo, a emenda foi aprovada, os únicos que votaram contra nas duas votações foram os vereadores: Murilo Gaspardo, e Prof. Emerson, e a publicação disso nesse novo jornal não está, talvez esteja em outro e eu muito desatento não vi.


Obs: Só para lembrar, já esta nas bancas o novo jornal Fonte ed. 87, onde além de várias notícias encontra-se um texto falando sobre o III Fórum social Regional, de minha autoria. Para saber onde comprar o jornal [Clique Aqui]

Ler Mais

Por que três Postagens?

Prezados leitores. Hoje em especial, postei 3 postagens pelo acúmulo de informações que tive de ontem para hoje, elas seguem abaixo deste texto de acordo com a ordem:


*
"Entrevista com Juliana Affonso" - Jovem do assentamento Reage Brasil

* "Começa o Julgamento..." - Início do julgamento dos responsáveis pelo assassinato do delegado Dr. Taroco

* "Moradores de rua queimam a revista Veja na praça da Sé" - Manifestantes queimam o papel higienico mais caro do mercado



Um Fraterno Abraço,
Ariel
Ler Mais

Entrevista com Julianna Affonso

Durante o III Fórum Social Regional, pude conhecer diversos militantes de partidos políticos e principalmente de movimentos sociais de nossa região. Juliana Affonso, foi uma delas. Ela faz parte do assentamento Reage Brasil de Bebedouro, e é estudante da UFSCar de Sorocaba. Ontem num bate-papo on line (via MSN) ela concedeu uma longa, porém interessantíssima entrevista para o Blog da Moska, para contar um pouco mais de como é o dia-a-dia de uma jovem de 21 anos assentada, e que estuda em uma universidade pública.




Blog da Moska - Primeiramente Juliana, você é militante de algum movimento social ou de algum partido político?
Não, apenas represento a FERAESP (Federação dos Empregados e Assalariados Rurais do Estado de São Paulo).


Blog da Moska - Como foi sua trajetória até o atual trabalho com a terra?
Sempre estudei e morei no sítio com meus pais, desde criança eu e meu irmão ajudávamos até a hora do almoço, e depois saímos pra escola, já fazem três anos e meio que eu terminei o ensino médio, já fiz um curso técnico no centro Paula e Souza, e nunca trabalhei em outra área a não ser na terra com meu pai.


Blog da Moska - Como é o seu dia-a-dia no assentamento?
Ajudo nos serviços de roça, cuido de casa, e faço de tudo um pouco, além disso, sou membro do grupo de jovens do assentamento.

Blog da Moska - Quais os pontos positivos e os negativos que você encontra em morar nele?
De positivos vários, jamais teria a oportunidade de estar fazenda uma faculdade, além é claro da tranqüilidade, e muitas outras coisas, pois adoro morar aqui. De negativo somente o preconceito das pessoas.


Blog da Moska - E porque você acha que as pessoas têm esse preconceito?
Bom um pouco por não saberem realmente como é o assentamento e de achar que aqui só tem vagabundos, tudo porque não conhece mesmo, pois aqui todos nós trabalhamos e muito.


Blog da Moska - Qual é a importância da reforma agrária na sua vida e da sua família?
Bom é tudo, pois meus pais nos criaram por conta dela, se hoje temos uma vida razoável, é ela a responsável.


Blog da Moska - Mas ela ainda não aconteceu no país inteiro, afinal é por isso que existe um grande número de sem terras, não é?
Sim, mas é que pra nós em partes ela já aconteceu.


Blog da Moska - Você pretende assim como seus pais, continuar lutando para que mais famílias assim como a sua possam ter acesso a vida que vocês tem hoje?
Sim, por isso que vou me formar e trabalhar por essa causa, pois para a vida dos militantes essa é a razão de suas lutas


Blog da Moska - Falando nisso, você vai se formar em que, e por onde?
Em engenharia agronômica com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis pela UFSCar, é um curso específico para assentados, e tem o mesmo valor que outro normal. Para nós estudantes têm um valor maior ainda, pois é uma conquista da união de quatro movimentos sociais.


Blog da Moska - Quais projetos você tem estudado para ajudar o seu assentamento?
Por enquanto tenho vários, principalmente na parte social e ambiental, porém voltado para as crianças e os jovens como sala de informática, educação ambiental etc. Mas tudo é difícil e bem complicado.


Blog da Moska - Você vê os jovens dos assentamentos, engajados e realmente preocupados com a questão da terra?
Bom nem todos, falo pelo meu assentamento, pois os jovens acabam abandonando os pais e vão para as cidades, o que é triste, pois apesar dos esforços e das lutas deles, a maioria não se preocupa muito não.


Blog da Moska - E nas horas vagas, o que você mais gosta de fazer e lugares que você gosta de freqüentar?
Gosto de ler, e raramente assisto TV afinal não tem nada de bom nela, e saiu com os amigos para a cidade mesmo.


Blog da Moska - Qual a sua opinião com a maneira com que os militantes do movimento são tratados pela polícia e pela sociedade?
Realmente existe certa agressividade no tratamento com os militantes mesmo, principalmente em manifestações.
Já com relação a sociedade o que acontece mesmo é o horrível preconceito, pois somos mal interpretados em relação ao nossos verdadeiros interesses.


Blog da Moska - E você acredita que isso seja culpa da mídia?
Em partes, pois ela só mostra acontecimentos ruins, não mostra as conquistas e as vitórias, por isso a falta de informação, o que ocasiona no preconceito, tanto com os militantes do MST como de outros movimentos.


Blog da Moska - Como ocorrem as vitórias de vocês?
Bem, infelizmente só por meio de manifestações etc. E é só por causa da pressão que hoje estamos assentados aqui, e foi assim também que outros conseguiram.


Blog da Moska - A maioria das pessoas imaginam que só existe o MST lutando pela reforma agrária, e pelos sem terras. O que não é verdade, certo?
Não mesmo, eles lutam assim como muitos outros, é que o MST tem mais história, e é mais conhecido.


Blog da Moska - Qual a sua opinião a respeito da participação dos jovens na política brasileira?
Ela deve existir, pois temos que lutar muito mesmo, afinal serão para o nosso futuro as melhorias conquistadas hoje. Os jovens de assentamentos principalmente, pois eles já estão dentro de uma grande luta.


Blog da Moska - Para finalizar, que mensagem você gostaria de enviar as pessoas?
Gostaria de dizer, para as pessoas procurarem conhecer o que é um assentamento, e não se limitarem em apenas achar que as pessoas que moram nele são pessoas de má índole. Afinal são pessoas que por falta de oportunidade e de uma sociedade mais justa e solidária optaram por serem mais uma nesta luta por justiça social. E que não se deixe levar pelo preconceito, afinal preconceito é opinião sem conhecimento e pessoas de má índole têm em todos os lugares.
Ler Mais

Começa o Julgamento...


Forte Esquema de Segurança Marca o Julgamento dos Supostos Assassinos do Delegado Adelson Taroco em Jaboticabal


Teve início nessa terça-feira (25) o julgamento de sete dos treze presos acusados de queimarem vivo o delegado Adelson Taroco, em rebelião ocorrida na cadeia pública Jaboticabal em 13/05/06, uma manhã de domingo. Segundo testemunhas os presos envolveram Taroco em colchões e em seguida atearam fogo, provocando queimaduras em 80% do corpo. O delegado não resistiu aos ferimentos e morreu 21 dias depois no HC de Ribeirão Preto.

O aparato de segurança jamais foi visto em Jaboticabal, dizem os moradores vizinhos. Policiais militares e civis do GOE (Grupo de Operações Especiais), armados até “os dentes”, com cachorros e detectores de metais, fazem à segurança em torno do fórum que se encontra sitiado. No primeiro dia um homem foi preso, ele era testemunha de defesa, mas era procurado pela justiça.

Dos 25 jurados convocados, 7 foram selecionados, o julgamento deve durar até 27/08.

Na manhã de 26, assistimos o depoimento do preso Julio César Venâncio, um jovem de aproximadamente 25 ou 30 anos, que chorou muito durante o depoimento e continuou após ser ouvido. Venâncio negou sua participação no assassinato do delegado quando indagado pela Juíza Carmen Silvia Alves e pelo Promotor Paulo Henrique, disse que estava no xadrez 8 escrevendo uma carta para sua mulher quando ouviu três tiros, em seguida começou o tumulto, e correu para proteger sua vida.


O advogado de defesa lhe fez algumas perguntas, e ato continuo lhe pediu que olhasse para o corpo de jurados e contasse a sua história. Com voz embargada ele disse: “sou inocente, fui preso porque dei carona para duas pessoas que estavam envolvidas em crime, fui ouvido aqui no fórum, e mandado de volta para cadeia, mas o alvará de soltura, só chegou nove dias depois, um dia após o acontecido (a rebelião). Se eu tivesse sido solto no dia, não estaria aqui agora. Estou preso há três anos e meio, sem dever nada, e todos os dias olho para as grades e para o céu e pergunto a Deus o que foi que eu fiz? Será que é porque sou pobre?”.



Por: João Teixeira

Ler Mais

Moradores de rua queimam revista Veja na Praça da Sé

Ontem encontrei em um portal de notícias, um vídeo que chamou a minha atenção, além de ter sido um fato o que ele retrata, também foi um bom trabalho tanto de filmagem como de montagem de trilha sonora etc.

Embora a música de fundo contenha palavras de baixo calão que dão todo o sentido ao vídeo, vale a pena asssistir-lo inteiro, pois ele nos mostra alguns dados e informações bem interessantes no final.


Ler Mais

Uma boa idéia? Eu acho que não

A cada dia que se passa eu fico mais admirado com a capacidade de criatividade de nossos ilustres vereadores. Há algum tempo atrás, alguns deles me disseram que eu precisava falar de vez em quando bem deles, o problema é o que falar? Realmente não é fácil, e outra, não criei esse blog para ser mais um “manifesto” de “puxa-saquismo” deles, afinal não é mais do que a OBRIGAÇÃO deles, fazerem algo que se preze por essa cidade e por nós, afinal eles ganham pra isso e não é pouco. Criei esse blog na esperança das pessoas ficarem sabendo do que eu também fico de uma maneira diferente, sem restrições de assuntos, e com muita objetividade.


Há alguns anos – três pra ser mais exato - foi implantado na casa de leis o programa “internet popular”, não sei de quem foi a “brilhante” idéia e nem quero saber, mas o programa foi um sucesso. Assim como a bolsa família, pois gera votos. Em um ano foram mais de 18mil acessos, ou seja, 18 mil jaboticabalenses, que pelo menos uma vez na vida ficaram satisfeitos com a câmara, e pensaram que para alguma coisa ela servia.


Embora isso tenha um caráter totalmente assistencialista, ainda mais quando o projeto foi criado DENTRO da Casa de Leis, várias pessoas se beneficiaram com tal programa, os utilizadores do projeto (eu fui um deles), e principalmente os criadores do sistema. O projeto deveria existir sim, porém sem essa frescura de ser justamente onde os nossos ilustríssimos senhores “trabalham”.


Bem, como se já não bastasse tal façanha, esse final de semana fiquei sabendo da implantação de mais um novo sistema que seria complemento desse. A instalação de um computador adaptado para deficientes visuais.


Isso foi mais uma “brilhantíssima” idéia de algum vereador ou de alguns, que realmente estão dedicados e compromissados com a nossa população não é?


Claro que não é, caramba olha de novo o caráter assistencialista aí, como assim dar computador para deficiente visual, sendo que as portas da “Casa do povo” por serem automáticas estão sempre blindando até mesmo a curiosidade da população que passa ali em frente? E outra, pra que ser dentro da Casa de Leis assim como os outros computadores e o novo telefone para pessoas surdas-mudas? Por que não na biblioteca?


Não existem motivos para dar um computador para um deficiente visual utilizar na câmara, se ela não tem nem o piso tátil para que ele possa se locomover sozinho lá dentro.


Será que nenhum dos nossos representantes ainda não percebeu que toda a nossa cidade, não é e nem esta perto de ser uma cidade acessível a todos os tipos de pessoas? Será que mais do que isso, ninguém se quer deu conta que a festa do quitute não foi uma festa acessível à “cadeirantes”, e deficientes visuais?


Devemos lutar por melhorias realmente eficazes como a sinalização tátil adequada no chão da cidade, o semáforo com alerta sonoro, a implantação de escrita braile em pontos de ônibus e em corrimãos de escadas de serviços públicos, rampas em todos os lugares e calçadas, ônibus adaptado para deficientes físicos e visuais, e todos esses tipos de coisas que ajudaram muito mais do que um único computador adaptado, e que ainda não terão um caráter assistencialista e nem segundas intenções.


Pois é, embora a cidade não tenha nem em suas divisões publicas esses meios de acessibilidade, não devemos aceitar, e muito menos bater palma para um projeto ao qual por traz dele só existe POLITICAGEM.


E lembrem-se, ainda sim se fizerem coisas "boas", eles não fazem mais do que a obrigação.

Ler Mais

Na Mosca !

Caros amigos, no domingo passado saiu no jornal Tribuna, um texto sobre moscas de autoria de Ricardo Gestal, embora ele não seja biólogo, seu texto me chamou atenção, e com a sua autorização , o texto segue abaixo. Obrigado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A mosca na sopa
Como as moscas de Raul


A mosca é um animal incômodo, porém, injustiçado, pois possui funções importantes em relação ao homem, que vai desde a utilização em laboratórios para controle biológico de pragas, metodologias e experimentos científicos, como em estudos genéticos, polinização e até mesmo como organismos decompositores. A Drosophila, por exemplo, vulgarmente conhecida por mosca-da-fruta, é um modelo muito utilizado nos laboratórios de investigação, pois reúne todas as condições para modelo de trabalho.

Assim, algumas moscas são mais úteis ao planeta e à nossa sociedade que muitos políticos que vivem a rodear a “sopa pública” e a viver dela. Sopa que muitos vão engolindo e digerindo da maneira que acham conveniente, sem a menor satisfação a dar, se é que você me entende! Dá-lhe Cangraço, ou melhor, Congresso.

É bem verdade que muitos ajudam a fazer a sopa pública, como aqui em nossa cidade, conseguem verbas, agilizam empréstimos, mas há um custo, surgem mais moscas que vem se deliciarem desta sopa em grandes e suculentos pratos fundos e cheios, que perto do que se tem nos pratos da grande maioria das moscas nativas, que parecem não qualificadas para tanta sopa, mas para a sobra, uma grande afronta a nós “moscas domésticas”.

Existem ainda algumas moscas que como Kamikazes se jogam nas sopas para provocar uma reação de outras nativas moscas que vivem a lamber o fundo do prato, isso quando há o que lamber, pois há moscas oportunistas espreitando o “sopão do lago” cobiçando o momento certo para pousarem e viverem no deleite público.

É obvio que cidadãos estão bem acima das moscas, ou melhor, mais evoluídos, porém, a quantidade de moscas é infinitamente superior, o que é uma pena.
Acreditar que moscas apenas azucrinam, sem sentido existencial é um erro, e como todas as outras criaturas, há efetivamente um desígnio, assim como a evolução do homem comum a cidadão, que como moscas, as moscas de Raul, incomodam, pintam para abusar, perturbam o sono, vivem a zumbizar. E não adianta dedetizar, pois nem o DDT pode assim exterminar, porque você mata uma e vem outra em seu lugar (espero). Observando e abusando.

Então, olha do outro lado agora, estamos sempre juntos de você. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Mas afinal, a mosca é um incômodo, para quem? A mosca que é atraída pelos detritos, imundice e sujeira, algo que a política produz em larga escala seja onde for.

Quiçá, cidadãos atraídos por toda essa pandemia repugnante de políticos aproveitadores e amorais, fossem levados a multiplicar-se e agir como moscas, como as moscas de Raul, aporrinhando, infernizando, azucrinado a vida de oportunistas e embusteiros do público pousando em suas sopas.


Autor: Ricardo Gestal

Ler Mais

PIG - Um novo partido, um velho conhecido

Há alguns dias atrás recebi um email de uma amiga que vem acompanhando esse blog diariamente, sugerindo que eu também trouxesse textos que tratassem da política nacional.


Embora eu não seja nenhum estudioso do assunto (quem sabe um dia), achei a idéia interessante, e resolvi hoje publicar algo a respeito do assunto. Porém quero deixar claro, o Blog da Moska, sempre dará preferência a notícias que acontecem na nossa esfera municipal, mas ocasionalmente também publicarei textos e opiniões a respeito da política estadual, e nacional, pois assim como os fatos de nossa cidade, os fatos do nosso país também nos envolvem e também são importantes, principalmente em momentos como esse, em que logo haverá eleição.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Há algumas semanas, um pouco antes de fazer o blog da Moska, comecei a visitar com freqüência blogs de vários jornalistas não tão conhecidos como William Bonner, mas que tem méritos bem maiores do que serem submisso a uma rede golpista onde trabalham, são eles: Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha, Luiz Nassif, e Paulo Henrique Amorim.


Também comecei a visitar os portais de revistas também não muito “comuns” como “Veja”, “Época”, “Caras” etc. Mas que me pareciam mostrar outro lado da moeda.


Surpreendi-me ao ler alguns textos desses diversos jornalistas, pois seu posicionamento parecia ser um pouco mais ético, transparente e neutro do que o jornalismo que é apresentado no G1 (Portal da Globo). Embora bem antes disso já sabia o quanto a “Rede Globo” era manipuladora, pude enxergar mais além e ver que cabe a mim decidir de que maneira tenho que me informar.


Decidi desde então, me informar de uma maneira alternativa para entender a crise do senado, assistindo suas sessões e as da câmara dos deputados, e me informar por diversas fontes de jornalismo, inclusive pela “Rede Globo”, para ver o quanto a manipulação de informação estaria me enganando e também a toda sociedade.


A diferença é grande e assustadora, embora já esperado, é difícil aceitar tal situação diante dos nossos próprios olhos.


O jornalista Paulo Henrique Amorim, que já trabalhou na Manchete, Abril, Jornal do Brasil, Globo, Bandeirantes, Cultura, está na Record; foi do Zaz, Terra, UOL, iG e hoje é responsável por um portal independente chamado “Conversa Afiada”, define com clareza o que isso significa: “Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.”

Esse partido embora seja um velho conhecido, atualmente é o responsável por esquecer-se de tocar no nome do Presidente do PSDB que usou verba pública para levar filha à Nova York com despesas pagas pelo Senado onde gastou R$ 4.580,40 em diárias. Por esquecer também de dizer que o marido da Lina Vieira, (aquela que acusa a Dilma de ter lhe pedido para encerrar o processo do filho de Sarney) está respondendo a um processo no STF juntinho de Roseana Sarney por improbidade administrativa, e que ele também foi ministro e até decreto assinou com Fernando Henrique. De que ela não lembra o dia, a semana, e nem mesmo o mês em que houve o encontro com a ministra, e que nem em sua agenda, nem na da ministra aparecem essas reuniões. E por fim, este partido ainda é responsável por fazer com que o Delegado Protógenes Queiroz acabe com mais acusações do que o banqueiro bandido e condenado Daniel Dantas.


Enfim, esse é o quadro em que vive a nossa imprensa. Distorcendo, inventando, e escondendo os fatos.

Ler Mais

III Fórum Social Regional - Frei Betto

Prezados amigos,

Domingo dia 21/08 vai ocorrer o III FÓRUM SOCIAL REGIONAL, que irá contar com a presença de ilustres professores e pesquisadores, dentre eles o Frade Dominicano, escritor e grande amigo de Fidel Castro (o currículo dele vai muito além disso) Frei Betto. Logo abaixo está um pequeno texto para quem ainda não conhece o trabalho dele, e uma entrevista que o vereador Murilo me enviou.

Eu irei participar do fórum e tentarei fazer uma breve entrevista também para publicar aqui.

Um fraterno abraço, e participem!


Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Christo)
Escritor e Frade Dominicano, adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Além de amigo pessoal de Luís Inácio Lula da Silva e de Leonardo Boff, é padrinho da filha de Chico Buarque e do filho do deputado Vicentinho ex-presidente da CUT.

Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir 4 anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para 2 anos. Sua experiência na prisão está relatada no livro Batismo de Sangue, traduzido na França e na Itália.

Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.

Prêmios:

· Prêmio Juca Pato, 1985, com "Batismo de Sangue".
· Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, duas vezes: em 1982, pelo mesmo "Batismo de Sangue" e 2005, com "Típicos Tipos – perfis literários".
· Intelectual do Ano, título dado pela União Brasileira de Escritores em 1986, por seu livro "Fidel e a Religião".
· Prêmio de Direitos Humanos da Fundação Bruno Kreisky, em Viena, em 1987.
· Melhor Obra Infanto-Juvenil, da Associação Paulista de Críticos de Arte, por seu livro "A noite em que Jesus nasceu", em 1988.
· Troféu Sucesso Mineiro, em 1996, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
· Prêmio Paolo E. Borsellino, na Itália, por seu trabalho em prol dos direitos humanos. Foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio, concedido em maio de 1998.
· Prêmio CREA/RJ de Meio Ambiente, em 1998, do CREA/RJ.
· Medalha Chico Mendes de Resistência, concedida pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro em 1998.
· Troféu Paulo Freire de Compromisso Social em 2000.
· Medalha da Solidariedade do governo cubano, em 2000.
· Uma das 13 Personalidades Cidadania 2005, numa iniciativa da UNESCO, Associação Brasileira de Imprensa e jornal Folha Dirigida.
· Medalha do Mérito Dom Helder Câmara do Instituto Cidadão, pelos serviços prestados na preservação e fiscalização da gestão pública moral e legal, em 2006.
· Título de Cidadão Honorário de Brasília, em 2007, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Fonte : Wikipédia

Entrevista:

1 - Todos os dias as primeiras páginas dos jornais trazem notícias sobre a “crise financeira” mundial, relatando aumento ou diminuição do PIB, variações nas taxas de desemprego e no valor das ações. Mas quais as verdadeiras causas dessa crise?
FB: Acredito que são duas as causas: primeiro, após o 11 de setembro, a queda das Torres Gêmeas, os árabes retiraram suas fortunas dos EUA, deixando muitos bancos em dificuldade. Consta que teriam retirado cerca de 3 trilhões de dólares! A segunda foi a bolha especulativa, ou seja, se emprestou mais dinheiro do que a capacidade de os devedores arcarem com o pagamento.


2 - Trata-se de algo passageiro ou atinge a própria estrutura do sistema econômico?
FB: As crises do capitalismo, como previu Marx, são cíclicas, porém crônicas para a maioria da população mundial, pois de 6,5 bilhões de pessoas hoje, 2/3 estão fora do mercado, o que significa que, para 4 bilhões de pessoas, o capitalismo fracassou.


3 - O que a questão ecológica traz de novo para essa discussão?
FB: Põe fim à ideia cartesiana de separação entre o ser humano e a natureza e demonstra que tudo que fazemos à Terra provoca nela uma reação que nos afeta. Há uma perfeita interação entre ser humano e natureza. De tal modo estupramos Gaia que, hoje, 25% de sua capacidade autorregenerativa estão perdidas. Só mesmo com intervenção humana para ajudá-la a se recuperar.



4- Outra crise em discussão no momento é a do Congresso Nacional. Como o senhor, que participou ativamente das lutas pela democratização do Brasil, analisa a atual crise das instituições democráticas?
FB: O Brasil nunca passou por reformas de estruturas. O governo Lula foi eleito para realizá-las, mas não o fez. No Brasil só haverá democracia econômica quando houver reforma agrária. Como também jamais houve reforma política, exceto quando o país passou da monarquia à república, somos todos reféns de uma oligarquia conservadora e corrupta que detém o poder, mesmo quando não ocupa cargos no governo. É o que procuro demonstrar em meus dois livros a partir de minha passagem pelo governo Lula (2003-2204): "A mosca azul - reflexão sobre o poder" e "Calendário do Poder", ambos da editora Rocco.

5 - Muitos afirmam que a globalização neoliberal é um processo inevitável, diante do qual o Estado e movimentos e instituições nacionais pouco ou nada podem fazer. O que poderiam fazer, então, lideranças e movimentos sociais que atuam nos âmbitos local e regional diante desse contexto?
FB: Prova de que muito se pode fazer é que a América Latina vive, hoje, uma primavera democrática, elegendo chefes de Estado que não rezam pela cartilha neoliberal, rechaçam a proposta da ALCA, fundam a ALBA, apoiam a reinserção de Cuba na OEA, condenam o bloqueio dos EUA a Cuba e procuram governar a favor dos mais pobres. Há, sim, luz no fim do túnel neoliberal...


6- Qual a importância do Fórum Social Mundial e dos Fóruns Sociais locais e regionais que ocorrem em todo o mundo para a construção de alternativas que possam fazer frente à exclusão e à desigualdade social?
FB: São ferramentas importantes de aglutinação, conscientização, organização e mobilização de movimentos sociais e agentes transformadores. Tais fóruns incutem em pessoas e movimentos princípios éticos e políticos de busca de uma sociedade sem opressão, desigualdade e injustiça.
Ler Mais

Você Ajudou!

Foto: João Teixeira

Quando virem este automóvel andando pelas ruas de nossa cidade, não se enganem, um pedacinho dele também é seu, pois você ajudou, afinal um carro no valor de R$50.000,00 , é como se cada um de nós tivesse colaborado com “1 Realzinho” dos nossos bolsos nos impostos para que ele fosse adquirido, portanto próxima compra de veículos com o nosso dinheiro, ligue para a prefeitura e dêem sugestões de cores, marcas, modelos, etc. Eu por exemplo não gostei da roda.


Enfim ta aí a foto do nosso novo “carrinho”.

Ler Mais

Resumo da sessão na minha opinião


Anteontem por ser a terceira Segunda-feira do mês, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara de Jaboticabal. Além de ser aberta a população e ser transmitida pelas rádios “Athenas” e “Vida Nova”, sua transmissão também aconteceu online pelo sítio da Câmara, e foi dessa maneira que eu acompanhei.

Um vereador que se destacou e surpreendeu não só a mim, mas acredito que a todos que acompanham a nova gestão desde o início, foi o vereador Gouvêa. Com muita tranqüilidade e coerência, conseguiu argumentar vários assuntos realmente importantes que vem acontecendo em nossa cidade.

O primeiro fato levantado foi quanto a propaganda de obras feita pelo governo municipal, mas que na verdade pertencem ao governo estadual.

Falou também a respeito do aluguel de uma aparelhagem de som que a prefeitura fez para a realização de eventos, no valor de R$50.000,00, onde o vereador argumentou que diante de sua experiência, por esse valor seria possível comprar a aparelhagem e não apenas alugá-la.

Pontuou também a falha que a prefeitura vem apresentando quanto aos serviços terceirizados, pois as licitações são sempre ganhas pelas mesmas empresas, e ainda por valores exorbitantes. E concluiu dizendo que se a prefeitura não pode adquirir decoração, e queima de fogos para a festa do quitute, que não as faça terceirizando o serviço.

Enfim, o vereador fez uma breve, porém completa exposição de um fiscalizador, o que de fato é seu trabalho.

O vereador Murilo relembrou a nomeada por ele de “polêmica” da água, e sugeriu a aquisição de filtros de barro de nossas cerâmicas para que os vereadores se refresquem, o que ele já havia comentado comigo e que esta registrado no texto “Que Semana!”.

Além disso, falou também a respeito da formação de cursos técnicos para os futuros desempregados pela colheita mecanizada da monocultura da cana-de-açucar de nossa cidade.

Lembrou também da questão da terceirização dos serviços da prefeitura o que segundo ele gera desperdício, e contradiz com a redução de gastos que o prefeito diz estar fazendo, e também com o carinho pelo povo, que segundo o vereador chega a ficar emocionado ao ver tal fato.

Já o vereador Nereu, se referiu ao “manifesto” que o Secretário da Educação publicou na imprensa de nossa cidade, que segundo ele não é novidade nenhuma.

Também comunicou a respeito da inauguração do computador para deficiente visual que ficara na câmara conectado a internet para o desfruto de todos. O vereador apenas esqueceu-se de que na casa de leis além da porta ser automática – o que dificulta e muito o acesso – ainda não existe sinalização adequada, ou seja, o piso tátil, para que as pessoas com deficiência visual possam circular sem problemas pela Casa de Leis, ou pelo menos chegar ao computador.

Lembrou também do grande numero de inadimplentes no SAAEJ – será que a tarifa de esgoto tem alguma a coisa a ver com isso?

E lembrou-se do projeto Carbono Zero, aquele que faz a câmara diminuir a liberação de CO2 – aonde que ela libera isso? - mas que se esquece disso quando aceita a compra de um carro de 16 válvulas de alto consumo e ainda a gasolina.

Já o vereador Wilsinho teve uma fala também de agente fiscalizador assim como o vereador Gouvêa, e disse que há quem fique incomodado quando ele vai até o pronto atendimento para fiscalizar.

Lembrou também de que cada um deveria ter sua função lá dentro, e que não pode deixar aos cuidados de um motorista que tem suas obrigações, o atendimento de um paciente.

Comentou que o Vectra foi “doado” para a prefeitura, para ser utilizado na assistência social, mas que até agora não saiu da garagem do SAEEJ, e que ele está esperando e fiscalizando para ver o que ira ocorrer com o mesmo.

O Prof. Emerson começou sua fala lembrando dos R$7.000.000,00 pagos a empresa “Piracema”, quando a mesma não coloca se quer, placas com descrições a respeito de suas linhas nos pontos e nos veículos.

Pediu para que não se permita o capitalismo (não entendi), o que foi uma brecha para o vereador Nereu perguntar a sua opinião a respeito da reforma agrária e o MST. Embora o vereador Emerson foi educado e disse que num momento oportuno ele lhe responderia tais questões, na minha opinião ele deveria ter convidado o vereador que o questionou, para que dali a 6 dias (domingo) participasse do fórum social regional e perguntasse também a opinião do Frei Betto a respeito da reforma agrária e do MST.

O vereador também registrou que solicitou a prefeitura todos os documentos referentes aos gastos com a festa do quitute, e que o mesmo foi negado pelo ex-vereador Elias Bahia, que apenas lhe mostrou alguns documentos, mas que não permitiu ao vereador a fotografia dos mesmos.

Por fim, o Presidente da Casa, fez um balanço geral, dizendo que a porta da presidencia está aberta a população, e que eles estaram adiquirindo novas impressoras - tomare que não seja as mais caras do mercado - para que os vereadores possam trabalhar melhor.l

Lembrou também que todos os projetos do atual prefeito estão sendo aprovado sem problemas, e que a câmara tem sido fiel nas votações. Diante disso uma dessas conclusões é coerente: Ou o prefeito é um homem que só faz excelentes projetos, ou é um homem de sorte.
Ler Mais

No topo d@ ranking

Na ultima postagem - “Ronda com luxo” - que também foi publicada no jornal Fonte, recebi um comentário [click aqui para ver] a respeito do secretário da educação (Claudio Almeida), onde dizia que foi ele quem trouxe a empresa da marca do carro da ronda escolar para Jaboticabal (Ford Báltico), e que seria ele quem estaria se aparecendo “lutando” pela redução das abusivas taxas de pedágios em nossa região, e também publicando o manifesto artigo a sobre o assunto em dois jornais de nossa cidade sincronizadamente na mesma semana.

Não tenho conhecimento ainda se de fato a empresa veio pelas mãos do atual secretário, porém podemos ter ainda uma certeza, ele é um dos nomes cogitados para um futuro candidato a prefeito de nossa querida cidade não para eles, o que resulta numa compreensível participação e aparição repentina nos dois jornais de maiores circulação da cidade e a Ranking?. Afinal porque só agora o pedágio foi incomodar o secretário? Se fosse algo voltado a educação seria até cabível, mas o pedágio?


O Diretor do jornal Fonte (João Teixeira), com o qual tenho muito respeito e admiração, quando questionado a respeito da publicação da matéria por mim, disse que o jornal estaria aberto para ele, assim como sempre esteve para mim, e assim como esta para todos que queiram tanto enviar criticas ou sugestões, ou seja, um jornalismo participativo, assim como o Tribuna que também abriu este espaço, e o sítio Debateonline.


Conhecidencia ou não, o artigo foi publicado em ambos os jornais simultaneamente sim, e o pré-candidato se saiu muito bem, assim como tem feito na secretária de sua competência há quem conteste.


Bem, uma vez que não é crime lutar pelos seus anseios assim como eu fiz com a questão das garrafinhas de água, o ex-assessor de deputado, e atual secretário de nossa cidade, além de ter razão quanto ao absurdo valor cobrado pelos pedágios, é coerente, e parece ser bem transparente com a população, ou quem sabe apenas um bom estrategista, afinal, critica a atuação política do governo ao qual faz parte.


Como diria o slogan de um álbum uma revista de nossa cidade: "Ninguém se destaca por acaso"

Ler Mais

Ronda com Luxo

Nesta ultima terça-feira, avistei andando pela cidade um carro novo. Não, não era o luxuoso Toyota Corolla 16 válvulas (completo) adquirido pela nossa Casa de Leis, nem o Fusion do senhor Prefeito, mas sim um Ford Eco-Esporte da cor preta, quatro portas, com uma bela sirene azul e branca e com as descrições “RONDA ESCOLAR” e depois “Prefeitura municipal de Jaboticabal”.

Fiquei tentando entender o porquê, de um Eco-Esporte que custa na faixa de R$ 50,000.00, ter sido adquirido para fazer a ronda escolar na nossa cidade. Não poderia ser um carro popular 1.0 ? Ou quem sabe ainda uma moto?

Bem, imaginei que estava sendo rigoroso de mais com meus questionamentos, o que havia de mais em comprar um carrão desses para fazer ronda escolar?
Tudo. É um absurdo, e um enorme gasto desnecessário, tendo em vista que a prefeitura está fazendo contenção de gastos.

No entanto, mais adiante, avistei outro carro do governo, desta vez federal. O carro responsável pela fiscalização de algo relacionado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), pois havia essa descrição atrás do mesmo.

O carro era um bem conhecido, nem Corolla, nem Fusion, e nem Eco-Esporte, era apenas um Fiat Uno 1.0, isso mesmo um carro popular, se não o mais popular do mercado.

Embora eu não saiba ao certo para que este carro sirva, o interessante e mais revoltante é notar que ele deve rodar no mínimo toda a nossa região e quem sabe até todo o nosso estado, mesmo sendo um carro simples.

No entanto, isso me fez lembrar o carro que eu havia visto antes. Para que um Eco-Esporte 1.6 que custa R$ 50,000.00 se ele só anda dentro cidade fazendo ronda escolar, sendo que o governo federal utiliza um Uno 1.0 que custa cerca de R$ 20,000.00 para rodar no mínimo toda a região?

Pois é, depois é o Lula que não presta.


[Texto Publicado no Jornal FONTE ed.86 p.8]
Ler Mais

Blogueiro é ameaçado por publicar textos sobre vereador de SP

Boa tarde!

Li esse texto ontem, e achei de extrema importância publicá-lo aqui, para que possamos analisar e entender como os atuais homens públicos estão lhe dando com a opinião e com a crítica da população.

Abraços,
Ariel.


O blogueiro e publicitário, Marcelo Vitorino, responsável pelo blog “Pergunte ao Urso” recebeu dois telefonemas com ameaças para que retire três textos sobre o vereador de São Paulo, Floriano Pesaro (PSDB), de sua página. Vitorino informa em um post publicado na quinta-feira (06/08) que, para preservar sua integridade física, irá retirar os textos do ar.



“Recebi duas ligações anônimas. Todas falavam que eu deveria retirar os textos do ar, se não algo poderia acabar acontecendo comigo”, afirmou.

Os posts, datados de 2008, criticam ações do vereador, que na época ocupava o cargo de Secretário Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de São Paulo. Nos textos Vitorino trata de matérias publicadas na Folha de S. Paulo sobre um suposto pedido de “afrouxamento” da fiscalização eleitoral feito por Pesaro, além de textos sobre contratação irregular da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).

De acordo com Vitorino, a primeira coisa que fez após a ameaça foi entrar em contato com o gabinete do vereador, para saber qual a posição de Pesaro sobre o caso, mas até o início desta quinta-feira não teve resposta.

Pesaro afirma que não tem nenhuma relação com o caso e se diz surpreso. “Essa é uma situação absurda. Jamais censuraria coisa alguma. Não tenho ideia de quem possa estar fazendo isso. É algo sem cabimento”, declarou.

Campanha eleitoral

O blogueiro contou que no ano passado o vereador chegou a procurá-lo porque não teria gostado das críticas feitas a ele. “Uma vez o próprio Pesaro ligou para mim, mas numa conversa tranqüila, sem problemas, pedindo que eu retirasse os textos do blog, porque poderia prejudicá-lo na campanha”.

O vereador admitiu que telefonou para Vitorino em 2008, porque seus textos eram prejudiciais à sua campanha e não contavam o “final da história”. “Esses textos são antigos e só mostram uma matéria publicada na Folha de S. Paulo, não mostram o final da história, a resposta da Procuradoria sobre o caso. E o pior, quando alguém procurava pelo meu nome no Google, o primeiro link que aparecia era desses textos do blog”, afirmou.

A repercussão

A história repercutiu no Twitter. Até mesmo o jornalista Marcelo Tas comentou sobre o assunto. “Conheço o vereador. Por isso estranhei. E aí Urso?”, perguntou Tas ao blogueiro em seu microblog.

“O caso se espalhou pela internet, principalmente pelo Twitter e tenho recebido inúmeros e-mails. É um ataque virulento. Desconfio até que alguns perfis que me atacam sejam falsos. Acho que é uma estratégia para me atacarem”, declarou o vereador, que escreveu vários posts em seu Twitter sobre o assunto.

Fonte: Portal Vermelho

Ler Mais

Deixa Eu Dizer


Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso desta vida
preciso demais desabafar!

Suportei meu sofrimento
de face mostrada e riso inteiro
se hoje canto meu lamento
coração cantou primeiro
e você não tem direito
de calar a minha boca
afinal me dói no peito
uma dor que não é pouca
tem dó!

Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso desta vida
preciso demais desabafar!


Letra e interpretação: Cláudia
Foto: Sara Sa
Ler Mais

Que semana!


Caros amigos, desculpem-me pela não atualização do blog desde Segunda-feira, o motivo foi a rapidez com que os fatos aconteceram, e que conseqüentemente geraram novas conclusões. Agora com o fim desta semana, posto um balanço geral de tudo o que ocorreu.


Nesta segunda-feira última, dia 03/08 ocorreu a primeira sessão depois do recesso da Câmara Municipal de Jaboticabal. Foi uma sessão tranqüila entre os vereadores, mas não com relação à população.


A tribuna livre foi ocupada por um munícipe que reivindicou melhorias no trânsito de nossa cidade, e um pouco mais de educação dos funcionários públicos municipais. Educação também foi reivindicada pelo vereador Gouvêa, que na semana passada havia discutido com um funcionário da SPELL na esquina da Rua São João com a avenida Dr. Elias da Rocha Barros no bairro da Ponte Seca, onde estão acontecendo as obras de micro drenagem.


No decorrer da sessão, alguns vereadores mostraram que não estão preparados para críticas, e que em hipótese alguma aceitam verdades que os envolvam. Foi o caso de dois vereadores em especial, que deixaram claro que não estão abertos a sugestões e muito menos a críticas da população, como deveriam.


Logo quando entrei na plenária, o vereador Nereu fez questão de me oferecer uma garrafinha de água, assim como o presidente da Casa. Embora seja uma atitude educada, a ironia destes senhores nos mostra o quão maduros, conscientes e preocupados eles estão, e nos convidam a pensar e refletir melhor sobre quem nós estamos colocando para nos representar.


O vereador Nereu, ainda usou o seu tempo, e parte do tempo do vereador Wilsinho na tribuna, para direcionar algumas palavras a minha pessoa, dizendo que ele havia me explicado o porquê das garrafinhas e que eu era “um aluno que não queria aprender” e que embora “errar é humano, persistir no erro é asnice”. Disse também, que me deu oportunidade para enviar sugestões a um projeto de lei, e que eu havia ignorado o mesmo.


Duas coisas precisam ser pontuadas, primeiro que se tem alguém que não quer aprender, não sou eu, mas sim quem aceita gastos absurdos na casa de leis e fica revoltado quando se divulga isso para a população honesta e trabalhadora da cidade. E segundo, que não sou obrigado a dar sugestão em nada, muito menos em projetos de leis de vereadores que não representam efetivamente a população.


Outro vereador que se alterou na tribuna e direcionou inúmeras palavras a minha pessoa, foi o vereador Wilsinho. Embora admire sua origem simples, roceira, e sua grande aceitação com um grande número de votos na última eleição. O vereador mostrou total descontrole e fúria com relação ao artigo (que em momento algum direcionou alguma ofensa ou ameaça a ele). Deixou claro também, que não sabe lidar com críticas à Casa de Leis, e que vai defendê-la com unhas e dentes. Seria interessante outros vereadores aprenderem com ele, porém defendendo dessa maneira a população e não a Câmara.


Falando alto, sendo agressivo, e dando fortes murros na tribuna, o vereador ameaçou até mover uma ação contra o Jornal Fonte, e também de dizer na rádio no dia seguinte que eu (o autor do artigo) estaria negando água gelada á população. Me pergunto: quando foi que você, caro munícipe, precisou de um único copo dessa água gelada com que eles se esbaldam e se refrescam?

Ou seja, alguns vereadores se atrevem a querer enganar a população subestimando-a, e mostrando o quão grande é sua preocupação com a mesma.


Ele também ironizou a situação, dizendo que daqui á alguns dias não se poderá nem mais utilizar o papel higiênico na Casa de Leis.

Além de acusar o autor do artigo (eu) como “mentiroso” ousou dizer ainda que almejo uma cadeira dentro daquela Casa, e que sou um futuro candidato. O que não é uma má sugestão, afinal, além de não ser crime, pelo menos teria o mínimo de postura e maturidade, e também transparência em minhas ações. Enfim, o vereador se demonstrou irritado e furioso, tanto com o artigo quanto comigo.


No dia seguinte, a convite do camarada João Teixeira, pude conversar com o vereador Wilsinho e tirar algumas conclusões. Coloquei a conhecimento do vereador que o objetivo do artigo ainda não havia sido cumprido, pois ainda existem as garrafinhas, e seu alto custo em relação aos outros dois modelos propostos. Ele me disse que eu estaria “arrumando pra cabeça” caso colocasse isso na mídia, pois se for assim a jaboti iria fechar. É interessante que para o vereador, a jaboti vai fechar se a Câmara não comprar mais água dela, mas não vai fechar por não utilizar seus produtos na festa do Quitute.


Outro questionamento foi a respeito do novo carro de luxo que a Câmara adquiriu, mesmo já tendo quatro veículos (todos de luxo). O vereador diante de toda a sua simplicidade, disse que para ele três carros são suficientes. Porém, será que ele sendo Vice-Presidente da Casa, expôs essa sua posição aos outros vereadores?


O vereador Murilo me procurou durante a sessão para marcarmos uma reunião (foi a quinta desde a publicação do artigo). Apesar de ele ter dito algumas frases infelizes que o mesmo deveria ter guardado para si próprio, aceitei o convite. Durante o encontro, conversamos vários assuntos como suas ações levadas ao Ministério Público – que segundo ele tão pouco tem dado resultado – e também a respeito da possibilidade de se utilizar filtros de barro na Casa de Leis para prestigiar a esquecida e tão importante classe ceramista de nosso Município.


No mesmo dia também estive também com o Presidente da Casa (Mauro Censo) que dessa vez me atendeu no horário em que combinamos. Durante nossa conversa o vereador disse que será doado um dos carros da casa (Vectra), e que hoje também não concorda com a aquisição de um novo veiculo, pena que ele pense isso só agora, pois o luxuoso corolla 16 válvulas) já foi adquirido pela Casa, e já esta sendo utilizado juntamente com os outros dois fusions e o outro corolla. Assim como vários outros vereadores, o Presidente também afirmou que os altos gastos da Casa ainda são herança da gestão passada, e disse que está trabalhando duro para reparar as irregularidades, ou melhor, os absurdos.


Enfim prezados munícipes, ficam aqui os acontecimentos depois da publicação do artigo da água, e a reação dos nossos representantes quando são questionados nos mais diversos assuntos.


Caso queiram conferir de perto o que aconteceu nesta bela noite (03/08/09) na Casa de Leis, acesse o sítio da Câmara e veja o vídeo da última sessão clicando aqui, e depois no link a direita "Sessões Ordinárias".

Ler Mais
 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010