Entrevista com municipe barrada no uso da tribuna livre

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ontem ocorreu mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Jaboticabal, basicamente foram discutidos assuntos como a prorrogação de prazos para entregas de requerimentos feitos a prefeitura, a criação de um Conselho Municipal de cultura, além é claro da “disputa” pela nomeação de ruas do Jardim Morada Nova.


Esteve presente na sessão a munícipe Sylvia Helena dos Santos do bairro Jardim Brandy reivindicando melhorias no seu bairro com relação a um escoamento de água que ocorre com freqüência em sua casa, destruindo móveis, e causando um imenso prejuízo a toda sua família. Sylvia tentou fazer o uso da tribuna livre, mas foi impedida pela suposta “proximidade” com a data da sessão, ficando então definida que a mesma irá utilizá-la na próxima sessão.


Depois da sessão Ordinária, a senhora Sylvia concedeu ao Blog da Moska uma entrevista para esclarecer o que vem ocorrendo em sua casa, e aproveitando o momento, deu sua opinião também a respeito de outros assuntos.


Blog da Moska- O que vem ocorrendo no bairro da senhora?
Um pequeno escoamento de água da chuva que invade a minha casa, nos deixa ilhados dentro de casa e faz com que não possamos sair, a coisa é bem séria ali.


Blog da Moska- Já chegou a danificar móveis ou causar algum tipo de prejuízo material?
Já sim, até um tempo atrás eu tinha problema com retorno de esgoto, já cheguei a perder tapete, colchão, móveis, e até mesmo produtos que eu vendia.


Blog da Moska- Há quanto tempo isso vem ocorrendo?
Mais ou menos 8 anos, começou a acontecer depois da construção de uma
concessionária ali perto, que impede a passagem de água. A água que vem do Jardim Kennedy, Loteamento Ferreira, e desce também do Jardim Brandi, e de parte do Jardim das rosas vem e escoa direto na minha casa, eu sou a única que sofro com esse problema ali, pois a água entra direto somente na minha casa



Blog da Moska- O Presidente da Casa disse durante a sessão que a senhora havia solicitado o uso da tribuna, mas que o pedido foi recusado pela proximidade com essa sessão. Quando foi feito o pedido e o que a senhora achou dessa atitude?
Eu fiz o pedido dia 29/09 (quarta-feira) como ele disse, e na sexta feira a noite eu fui procurada pelo assessor dele dizendo que eu não poderia participar da tribuna porque já estava em cima da hora e ele queria se interar mais do fato, do que estava acontecendo. Só que eu já tinha o material todo Pronto,quer dizer, quem deveria saber se estava em cima da hora ou não seria eu pra poder preparar todo o material, e eu já tinha ele todo preparado, mas infelizmente na casa do povo não sou eu quem manda.


Blog da Moska- Depois da presença de vários vereadores, secretários, e até mesmo do prefeito a senhora acredita que alguma coisa vai mudar e que o problema realmente será resolvido?
Antes eles só sabiam de “ouvir falar” agora realmente eles viram as fotos e eu espero que eles tomem uma posição favorável, já com relação ao que o prefeito quer fazer lá ele vai amenizar sim, em partes o problema. Ele não vai mais permitir que a água entre pra dentro da minha casa e que passe pela calçada, mas eu vou continuar ilhada, o problema vai continuar, e como o vereador Murilo Gaspardo disse: “a água tem que passar por baixo do asfalto e não por cima como tem ocorrido lá”.


Blog da Moska- Qual a opinião da senhora com relação a retirada das árvores sadia que se encontra em frente a casa da senhora e que foi a sugestão dada pelo prefeito para acabar com o problema?
Realmente se você for olhar a calçada ela está um pouco danificada por causa da arvore, mas são 3 arvores que eu plantei a 18 anos, são arvores sadias, e eu sou totalmente contra, TOTALMENTE CONTRA.


Blog da Moska- Saindo um pouco do problema especifico da senhora, o que a senhora tem achado da atual administração de nossa cidade?
Pra mim deixa muito a desejar.


Blog da Moska- E da representação dos nossos vereadores?
Aparentemente ta dando pra levar, tem alguns que não da pra você encarar de frente, mas ta dando pra levar. Acho que eles poderiam estar trabalhando mais em favor do povo, nós temos vários problemas, principalmente ao problema que estamos vivendo com relação a taxa de água e esgoto. Toda a população é contrária, e isso é visível,a população está sofrendo com o alto preço. Eles deveriam se unir e ouvirem a população, pois quem está sofrendo somos nós. Então, em algumas coisas eles estão deixando muito a desejar, tinham que brigar mais, principalmente nesse caso. Eles estão lá pra defender nossos direitos. Esse é o meu ponto de vista.


Blog da Moska- Já que a senhora falou na questão de água e esgoto, quem trouxe essa discussão a tona, foi a população, organizada e representada em uma sessão pela munícipe Tatiane Simielli. No entanto ouvimos hoje na sessão que um vereador entregou 1040 assinaturas contra a taxa de esgoto, e pelo que se sabe todo esse movimento foi organizado por uma munícipe e não por um vereador. A senhora não acha que seria interessante o vereador que entregou as assinaturas dar créditos a quem fez todo o trabalho de organização, e mobilização?
Com certeza, inclusive entrei em contato com a Tatiane, estou esperando o retorno pra gente ver se consegue fazer alguma coisa a mais pra chamar atenção pra esse problema. Veja bem, temos que tentar mudar, e somos nós o povo que vai ter que fazer isso. Eu vi que o Murilo Gaspardo entregou as assinaturas e foi graças ao que a Tatiana conseguiu, então eu acho que deveria ter citado o nome dela sim, afinal ele entregou o que ela conseguiu.


Blog da Moska- E com relação aos novos hidrômetros, a senhora já possui?
Veja bem, foram trocar o meu hidrômetro pois me acusaram de ter adulterado o atual. Depois de muita discussão foi comprovado que eu não havia adulterado, e que o problema era técnico. Tentei fazer um Boletim de Ocorrência contra a SAAEJ pela falsa acusação mas também não consegui. Portanto, não me considero nem ofendida, mas sim humilhada.


Blog da Moska- A senhora utilizou a internet para compartilhar o problema que a senhora esta vivendo com as fotos etc. Será a internet um novo mecanismo de atuação e mobilização popular em nossa cidade?
Eu acredito que sim, pois foi através disso que o prefeito foi até a minha casa.


Blog da Moska- Mais alguma consideração, ou assunto que não foi abordado e a senhora gostaria de citar?
Não, de momento não. Mas se aparecer alguma você pode ter certeza que eu vou te procurar.




Parabenizo a atuação da Munícipe Sylvia Helena dos Santos e agradeço a colaboração para o Blog da Moska.


Ariel Gricio

4 comentários:

Murilo Gaspardo disse...

Prezado Ariel,

Acho importantíssima a sua participação política por meio do blog, mas tenho que fazer algumas ressalvas quanto à sua crítica à minha fala sobre o aumento da tarifa de água e esgoto. A participação da Tatiane na Tribuna Livre foi muito importante, mas não foi ela que começou o movimento contra o aumento da água, pois já em dezembro do ano passado, quando da votação do projeto, iniciei o debate com a população. Da mesma maneira, o procedimento instaurado no Ministério Público foi provocado por uma representação de minha autoria. Quanto ao abaixo-assinado, quem formulou e distribuiu as cópias que foram entregues ao Secretário de Governo fui eu, sendo que várias pessoas colaboraram na coleta. Nenhuma das assinaturas que entreguei foi recolhida pela Tatiana. Inclusive, liguei algumas vezes para ela no celular que havia me passado e tentei contato por meio de um amigo, mas também não obtive retorno.

Atenciosamente, Murilo Gaspardo.

Prof.Gilberto disse...

Ariel,
Parabéns pela entrevista. Vejo que o Blog pode ser um espaço de diálogo com a sociedade. Lamanetável a decisão da Câmara em não permitir a manifestação da Sra. Silvia, uma prova de blindagem ao Prefeito Hori e uma ausência de compromisso com o povo. Quanto a questão do Boletim de Ocorrência deveria ser apurado o motivo dela não ter conseguido efetuá-lo.

Prof. Gilberto

Sylvia Helena dos Santos disse...

Obrigada Ariel, pelo espaço que você me concedeu, pela forma correta e integra que você conduziu a metéria, isto somente mostra o seu caráter, seu profissionalismo! Hoje eu sei que tenho espaço, ou melhor que a população tem espaço e tambem voz através de seu trabalho!
Segunda feira dia 19/10 estaremos lá na Casa do Povo...conto com você!!!
Sylvia Helena dos Santos

Anônimo disse...

_|_

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010