Blog Action Day

quinta-feira, 15 de outubro de 2009



O Blog Action Day é um evento anual que une os bloggers do mundo todo na abordagem de um mesmo assunto no mesmo dia com o objetivo, de difundir a discussão em volta de uma questão de importância global.


Um dia.


Um tema.


Milhares de vozes.


O Blog Action Day 2009 tem como tema as Alterações Climáticas.


As alterações climáticas afetam a todos, ameaçam mais do que o ambiente: ameaçam mais fome, mais inundações, mais guerra, e milhões de refugiados.



Considerando a urgência deste assunto e as negociações internacionais sobre o clima que se espera em Dezembro próximo em Copenhagen, a blogosfera tem a oportunidade única de mobilizar milhões de pessoas exprimindo as suas expectativas na obtenção de uma solução sustentável para a crise climática, portanto assim como milhares de Blogs do mundo todo, hoje o Blog da Moska também se une a essa causa e da sua opinião a respeito do assunto.




Blogueiros do mundo, uni-vos!







Todos já sabemos que o Aquecimento Global, é uma realidade, no entanto, quem disse que isso implica em preservação ambiental, economia de recursos exauríveis, ou até mesmo na busca por uma solução?


Infelizmente é assim, estamos com a corda em nossos pescoços, e ainda sim não fazemos nada, pelo contrário, parece até que a cada dia estamos querendo apertá-la mais.


Claro que alguns devem pensar: - Está havendo mudanças climáticas porque eles desmatam a Amazônia, poluem os rios, e o ar. Realmente tudo isso é verdade, mas e aqui? Será que não podemos mudar aqui nossa cidade, na nossa região? Será que aqui tudo está certinho, e todos os problemas das mudanças climáticas vêm apenas da Amazônia?


Vejam que engraçado, já escrevi uma matéria lembrando do lixo gerado pelas garrafinhas plásticas, e elas ainda continuam. Sabemos que a monocultura da cana-de-açúcar é uma das principais causas de destruição do meio ambiente em nossa região, e no entanto as usinas recebem inúmeros incentivos fiscais para continuarem explorando a terra, e poluindo nossos ares, e tudo isso para ainda pagarmos o álcool mais caro de toda a região. Utilizamos por dia em média 4 sacolas plásticas (sacolinhas) para carregarmos compras de supermercados etc. Será que não seria a hora de proibir o uso dessas vilãs do nosso ambiente?


Recentemente um caso nos chamou atenção. A Lagoa do Petta, esquecida por tantos anos, alguns empresários ousaram querer construir casas populares á sua margem, o que seria o fim para o que vem sendo finalizado há anos. Como poderíamos permitir cimento e asfalto em áreas de alta permeabilidade? Como pudemos permitir por tantos anos a pobre lagoa sem nem mesmo a sua reserva florestal na margem?


Enfim, será que realmente devemos só nos preocupar com a Amazônia?


Aqui nós lutamos e conseguimos vencer a monstruosa proposta de casas a beira da lagoa, será que conseguiremos também obrigar o plantio de arvores a seu redor?


Faça a sua parte, evite sacolas plásticas, não polua, e reflita, pois o futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

----------------------------------------------------------------------------------

AMANHÃ TUDO SOBRE A VINDA DO DELEGADO PROTÓGENES QUEIROZ A JABOTICABAL

1 comentários:

Fran disse...

Ao falarmos em aquelecimento global logo relacionamos o problema ao desmatamento da Amazônia e culpamos os madereiros pela derrubada das árvores, ou então, culpamos as indústrias que despejam nos rios dejetos industriais sem qualquer tipo de tratamento. E por fim, culpamos os governos pela falta de uma política ambiental eficiente e a falta de fiscalização. De fato, isso é verdade, no entando, ao fazermos apenas isso, estamos nos isentando de culpas, como se isso fosse um problema do mundo e não nosso. Esquecemos que podemos fazer a nossa parte no dia-a-dia como, por exemplo, não jogar lixo nas ruas, fazer reciclagem, não despediçar água, economizar energia, entre outras atitudes simples, que dependem apenas de nossa vontade. Temos que nos conscientizar que todos nós fazemos parte de um mundo em comum, e por isso devemos preservá-lo para que as futuras gerações tenham o direito de encontrar um planeta, se não melhor, pelo menos igual ao que encontramos.

Ariel, parabéns por ser uma dentre as milhares vozes que pedem atenção para essa questão de importância global!

Beijos!

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010