Quem manda mais?

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Interessante, num dia a prefeitura obriga um futuro supermercado a deixar uma antiga chaminé em seu terreno pelo valor histórico que ela possui, e o supermercado acata a decisão. No outro a própria prefeitura concede o corte de uma paineira que além de histórica tem vida, e inclusive vai contra a voz de mais de 1300 munícipes que suplicaram a permanência da mesma no local.

O que pensar disso? Que cada caso é um caso? Ou que alguns senhores aceitam fazer aquilo que já é rotina dentre os políticos de nossa cidade, oferecer PROPINA?

Ontem infelizmente a árvore se foi, e com ela lá se foram as vozes que pediram desenvolvimento consciente e não pago por empregos que seriam gerados independente do corte da paineira, ou será que você também acredita que caso a árvore não fosse cortada o tal supermercado não faria suas instalações aqui como disse o hipócrita representante da prefeitura na reunião do condema?

Mas que fique claro que o Sr. Secretário do Meio ambiente votou FAVORAVEL ao corte, assim como o SAAEJ e também a SABESP, e também o representante do CATI, além de um PROFESSOR DA UNESP. Saiba também que os únicos contrários foi o presidente do Condema Flávio Chueire e mais dois representantes de ONG’S.

É inacreditável, mas nossa Jaboticabal esta regredindo politicamente, os vereadores se escondem atrás de seus luxuosos cabinetes e de lá só saem quando é conveniente ($$$$$) e depois têm a ousadia de queres nos enganarmos, dizendo que são ambientalistas, que são oposição e blá blá blá.

Chega! Ta na hora de acordarmos, e lembrarmos muito bem desses nomes que daqui a dois anos provavelmente serão candidatos a vereadores novamente ou comicamente a prefeito. Basta de mentiras, de demagogia, de hipocrisia, de corrupção!

A paineira se foi e quem estava a defendendo quase acaba preso enquanto quem estava derrubando uma árvore a troco de 6 vagas no estacionamento ria de nós, povo. No local apenas se encontravam funcionários simples, e representantes da prefeitura que estranhamente defendiam com unhas e dentes a derrubada. Questiono ainda, porque foi a prefeitura quem votou a favor do corte no CONDEMA? Porque havia no local mais de 10 representantes da prefeitura defendendo o corte? Qual o interesse da prefeitura nesse projeto? Somente os novos empregos (que sabemos que independente da retirada da árvore iria acontecer)? Porque se irritaram quando eu comecei a fazer as fotos deles e do local? O que temem? O que devem? O que querem? Até onde são capazes de ir para conseguir?

Até quando vamos abaixar a cabeça para estes senhores que descaradamente nos mostram que em Jaboticabal, a lei não é do mais forte, mas sim do mais rico.

Sexta e sábado compareça a praça dos bancos, acontecerá o I Bionativa organizado pelo curso de Biologia da UNESP, e veja que estamos juntos nessa luta!


Confiram as tristes fotos.
Sim, ela chorou.

24 comentários:

Unknown disse...

É isso Ariel, espero que as lembranças provocadas pelo desrespeito aos munícipes estejam na memória dos Jaboticabalenses toda vez que olharem o edifício do mercado pronto e pensem duas vezes ao consumir seus produtos. E que se lembrem desses fatos ao escolherem seus representantes, esse ano e nas eleições municipais...
E que tenhamos em nossas mentes que essa árvore foi só uma centelha...

Anônimo disse...

Sem comentários... nada se justifica......

Anônimo disse...

bla bla bla...

Livia disse...

Muito bem senhor ou senhora municipe, entao você acha mais conviniente deixar a paineira lá, e correr o risco de perder os empregos que seriam gerados pelo supermercado, ou você acha que eles iriam trocar um projeto inteiro, acho que não, seria mais facil migrar para outra cidade, não? Pelo jeito, a sua preocupação não é com as pessoas desempregadas da cidade, e muito menos com o bem estar delas, pois nesse blog, não vi sequer uma reportagem de arvóres que caem pela cidade, uma mesma na praça Dr. Joaquim batista, que de centenária, caiu e gerou varios transtornos para quem estava passando pelo local, as quais hoje precisam fazer sessoes de fisioterapia, pois cairam, se jogaram para que a arvore nao as acertasse, acho que é isso que a prefeitura tinha que se preocupar, no bem estar da população e no momento não pensou, pois deviam estar resolvendo coisas pequenas como á de vocês, certamente as empresa que cortou á arvore, vai ter que plantar dezenas de arvores, por aí, tudo bem que nao traz de volta a arvore centenaria, mas você pode ter certeza que é bem melhor plantar essas dezenas de arvore, do que deixar dezenas de pessoas desempregadas, acho que não é o seu caso.

Anônimo disse...

Se você quer se aparecer procure os usineiros e grandes fazendeiros pra saber se eles estão dentro da lei, que por lei devem ter uma porcentagem de suas terras em floresta. Procure algo de maior grandeza, quem sabe assim você se aparece.

Tiago Cadena disse...

apenas quero perguntar... se acreditam tanto nas suas opniões e elas são contrárias a de quem escreveu, porque escrever como anonimo? acho que ninguém bota fé nas palavras de pessoas que não mostram suas "caras" leia-se nomes...

Unknown disse...

Pode perguntar o que quiser Sr ou Sra Anônimo(a). Eu estava presente no local. Quais são as suas dúvidas? Assim como não matamos micos-leões para nos alimentarmos, não derrubamos uma árvore para nosso cardápio. Garanto que nenhum dos presentes visa a "auto-promoção". Não necessitamos disso. O Sr ou Sra tem feito isso por nós. Agradeço!

Anônimo disse...

tiago .. seja sincero com todos ?? quantas arvores vc plantou esse ano? ou o sr ariel? pois ... Para se obter uma tonelada de celulose são necessárias aproximadamente 16 árvores?. Ou seja, cada árvore produziria 62,5 Kg de celulose. De acordo com Geraldo Dellaqua, gerente administrativo da Manikraft Guaianazes Papel e Celulose, de São Paulo, com uma tonelada de celulose são produzidos cerca de 2.090 fardos de 64 rolos de papel higiênico de gramatura média cada, ou seja, 133.960 rolos de mais ou menos 70 gramas de peso. Com base nesses dados, podemos concluir que para cada rolo de papel higiênico fabricado são gastas 0,001 árvores, ou melhor, 1% de uma árvore. Em outras palavras, cada árvore ?contém? 100 rolos.

pois é vc ja planto a suas arvores que consome?

Anônimo disse...

sim ela chorou rsrsrsrsrs.. sim elas estava com um oco no meio cheio de agua apodrecendo.. esta la no pario para quem quiser ver ela tinha um buraco no meio

Tiago Cadena disse...

Obrigado pelo comentário Sr. Anônimo... fica díficil responder uma pergunta para alguém que não existe... mais meu nome está ai embaixo... e se precisar do RG, CPF, Título de Eleitor etc... é só pedir que não me escondo atrás de pseudônimos. sim planteis algumas árvores... acho até que mais de 16, mais como não faço isso para me engrandecer ou aparecer não fico contando, mais se quiser posso levá-lo até o sitio do meu pai onde plantamos nossa árvores frutiferas inclusive...
mais obrigado pela informação... muito útil pra gente..

Eduardo disse...

Olá senhor ou senhora anônimo, tem como manda o link desta pesquisa que o senhor fez, fiquei interessado em lê ela, são tantos calcúlos que dessa eu não sabia, bom mas vamos continua plantando árvore né, pq elas fazem um bem danado pra gente até no banheiro...ou qlqr lugar que seja!!!

Anônimo disse...

o link do papel
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060608110317AAqFWDR
não importa quem eu sou, nunca lhe vi em nenhum plantio sr tiago. adoraria saber o endereço de sua propriedade para pedir uma vistoria a policia ambiental só para ver se n tem nenhuma irregularidade ai sim apoio o sr. em todas as palavras.

Roberto Ribeiro disse...

Ao ler os comentários aqui colocados, não dá pra não notar a contraposição de modelos de desenvolvimento antagônicos. De um lado, pessoas defendendo os empregos e o dito desenvolvimento para a cidade. Do outro, a defesa de um ser vivo, que além de ter tanto direito de estar vivo quanto qualquer um de nós, nos traz benefícios com sombra, captura do CO2, ajuda a manter equilíbiro climático... enfim... a defesa de um organismo que na verdade reflete, creio a defesa de um outro projeto, um projeto de desenvolvimento com respeito real à natureza a que o homem pertence. Claro que os empregos são importantes, não nego em momento algum, mas até quando vamos sempre nos curvar às determinações de empresas que pressionam econômicamente nossas ditas representações democráticas, deixando que escolham o que querem fazer e ameaçando ir pra outro lugar se não nos adequamos? É o desenvolvimento a qualquer custo que buscamos, ou queremos qualidade de vida em nossa cidade, que, quem já caminhou pela Rui Barbosa entre 11:00h e 16:00h, sabe que necessita de mais árvores, mais sombras, mais verde...
só fica a pergunta: que desenvolvimento queremos?

Unknown disse...

rsssss
Muito bem lembrado Eduardo!
Ainda mais se considerarmos que os "reflorestamentos" feitos por empresas de celulose são feitos com eucaliptos! Apenas mudando a monocultura para uma monocultura de "árvores" que serão utilizadas para fins comerciais...Igualmente a paineira em questão...

Tiago Cadena disse...

Uma fonte bastante confiável o yahoo perguntas... bom mais isso não vem ao caso... e outra coisa... devo plantar minhas árvores onde o Sr. Anônimo quer ou onde eu quero? e sinceramente eu acho um tanto equivocado de sua parte afinal não posso saber se o Sr. Anônimo esteve ou não em algum plantio, afinal que credibilidade pode ter uma pessoa que tem medo de mostrar a "cara"... bom deixando isso de lado, me reservo ao direito de não lhe passar o endereço já que não sei quem o Sr. é, concorda? podendo ser qualquer um, inclusive algum tipo de bandido ou seja lá o que for, mais caso queira realmente o meu endereço diga o seu nome ao menos... e eu terei o prazer de lhe passar o meu endereço para que o Sr. acompanhado da policia ambiental possa passar de minha casa e irmos todos ao sitio ver se existe alguma irregularidade...
obrigado.

Roberto Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Ribeiro disse...

nem dá mesmo pra chamar de reflorestamento boa parte do que se tem chamado assim... a única semelhança com floresta que esses ditos reflorestamentos de eucalipto e pinus têm, é o fato de serem árvores, pois não passam de desertos verdes assim como nossa "queridíssima" cana de açúcar...
que aliás é hoje um dos carros chefe de um modelo de agricultura que ultraja a natureza, perpetua o escravagismo e desmerece o pequeno proprietário rural, responsável por 70% dos alimentos que o brasileiro consome, ao dizer que é o agronegócio o maior responsável pela produção de alimentos no brasil

Roberto Ribeiro disse...

Por aqueles que tombaram injustmente, NEM UM MINUTO DE SILÊNCIO, mas UMA VIDA INTEIRA DE LUTAS.

Anônimo disse...

Sou contra o desmatamento, gosto de campanhas a favor da natureza, eu mesmo já participei de várias campanhas de plantio como voluntário, nem por isso sou fanático a ponto de falar que acabamos com o mundo pq derrubamos uma paineira pra construir um supermercado, que vai gerar empregos, vai ser comodidade para a vizinhança, vai ajudar na concorrência de preços... acredito que vai trazer benefícios para a cidade. Acredito que o maior problema com árvores na nossa cidade está no bosque municipal, não sou um especialista, mais de olhar parece que elas pode cair a qualquer instante... acho que eles precisam de uma manutenção as vezes... a última que caiu fez um estrago e tanto, sorte que não tinha ninguém em baixo. Não estou falanodo que tem que cortar tudo (deixa eu explicar senão os kras aqui do blog vão pirar!!!hehe) só acho que deveria se mais bem cuidado. Sei la, nasci em Jaboticabal e nunca ouvi falar dessa paineira que cortaram, aposto que os único que conheciam realmente a árvore eram os vizinhos na hora de limpar o quintal.
Gostei do Blog, mais me perdoe, podia ser menos sensacionalista o comentário que a árvore chorou.... Mais valeu, abraço a todos

Anônimo disse...

Sr. Ariel:
Aguardava ansioso seu retorno; diferenças à parte, admiro a coragem de quem se expõe ao público, mas não critico negativamente os comentaristas anônimos como faz um de seus admiradores.
Seres vivos não são eternos, sejam eles animais ou vegetais. As relações entre os seres vivos estão hoje muito deterioradas devido principalmente à atuação dos humanos que dispõem de mobilidade e ferramentas para abater os seus competidores. Entendo que o extremismo faz mal. Deveríamos ser mais moderados.
A paineira, por anciã que era, estava a incomodar alguns que habitam em sua proximidade.
Tenho para mim que uma casa comercial a mais em nossa cidade, se for criada nos moldes das atuais, só nos trará prejuízo, pois nosso comércio é, e sempre foi deficiente; melhor seria deixar a paineira intocada.

Acredito que o Sr. já deva ter se deliciado com uma salada de frutas; já parou para pensar em quantas sementes foram desperdiçadas para atender seu exigente paladar? Matamos diariamente animais e vegetais para nossa sobrevivência, os biólogos que aqui comentam sabem que não fazemos fotossíntese, e também que, qualquer vegetal não tem balanço positivo de oxigênio -as plantas também respiram- a não ser em seu curto período de crescimento. Durmo em travesseiro recheado de paina, duvido que qualquer dos comentaristas tem esse privilégio.
Abraços.

Anônimo disse...

Anônimo só incomoda quando a opinião é contrária aos que querem se fazer de donos do blog. Se for a favor tudo bem.
A sociedade humana está se desestruturando, não pela morte de uma paineira velha,mas pelo fanatismo de alguns alienados que se arvoram defensores do que não conhecem se achando donos da verdade absoluta. Democracia faz bem e a maioria gosta; defendo que se tolere a existência da minoria acéfala; ela justifica a manutenção dos zoológicos.

Ricardo Gestal disse...

Ariel, boa matéria, parece ressaltar grandezas que muitos ainda não compreendem. Esses vivem nos umbrais levados por seus interesses mesquinhos e tolos.
Ricardo Gestal.

Tiago Cadena disse...

Meus caros... a critica não é e não deve ser mal interpretada, dizem-se defensores disso ou daquilo, mais tem medo de mostrar a cara, meu caro oswaldo leme caso não tenha notado não sou um simples admirador do trabalho do mesmo, sou acima de tudo parceiro dele em muitas das lutas que ele tem entrado, uma delas é esse blog que o senhor lê, antes apenas um blog agora um coletivo crescendo e aprendendo como todos nós que somos jovens. Ao outro anônimo ou o mesmo é imprescindível que quem tenha uma opnião tenha a coragem de sustentá-la... ou mesmo como já fiz por muitas vezes abaixar a cabeça e entender que o outro está correto, para tanto é necessário que se saiba de onde vem essa crítica. e acho que a questão ali não foi contra o blog, mais questionou a minha pessoa e respondi da forma como achei que deveria ser respondido, o sítio ainda está lá... e errado ou não mantenho o meu discuso sobre mostrar a cara... ou será que precisamos ter medo de quem tenta lutar pelos interesses do povo?

Anônimo disse...

porque ainda nao foram no acampamento dos sem terra em corrego rico ver o que eles fizeram com centenas de arvores de la e porque nao postaram o meu comentario a respeito ??? medo ???

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010