Será que alguém acredita?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Acho que ainda está fresco na memória de muitas pessoas o corte da Paineira para a construção do supermercado Coopercana, principalmente para quem se manifestou, seja doando sua assinatura para um abaixo assinado contra o corte, ou participando de todos os fatos que a envolveram.

Essa semana recebi um e-mail de um amigo que me convidava para uma Audiência Pública que ocorrerá na Câmara Municipal de nossa cidade amanhã (21) ás 20hs, onde o assunto será: Arborização Urbana, sendo assim, aproveito para convidar a todos, pois como o próprio nome diz, será PÚBLICA e qualquer um poderá participar. Porém, confesso que tenho um certo receio quanto a essas audiências, pois na maioria das vezes elas são organizadas e quase sempre manipuladas por algum vereador que se diz preocupado com a causa e quer ouvir a população. Até ai nada de mais em um vereador se preocupar etc. No entanto nesse caso específico espero que isso não aconteça, uma vez que NENHUM se manifestou com relação ao corte da paineira, porque agora haveria de estar preocupado? Porém caso isso aconteça, de todo mal não será, pois conseguiremos identificar mais um desses politiqueiros baratos e oportunistas que ousam desafiar de maneira imbecil nossa honesta inteligência. E mais do que isso, já que estamos em período eleitoral, isso traria um prejuízo político curioso como, por exemplo, a perda de votos dos eleitores de Jaboticabal para o candidato que o mesmo apóia. Basbaquice? Não para quem olha nossa cidade pensando somente no numero de votos que pode sugar daqui.

Convite já feito, chega a grande hora, acreditem se quiser, mas recebi diretamente da Prefeitura um e-mail interessantíssimo sobre o mesmo assunto, comunicando um evento que ocorrerá no MESMO DIA que a audiência publica (Sugestivamente o dia da árvore). Na ocasião em comemoração a semana da árvore, o e-mail anuncia o plantio de 1500 mudas em um sítio, onde o plantio será feito pelos alunos da rede municipal de ensino. Até ai tudo muito belo e educativo, porém vejam essas declarações que seguem junto do e-mail: “Fico muito feliz por poder promover essa semana. Jaboticabal já é conhecida por suas belas áreas verdes, tanto que recebeu o Selo de Município Verde e Azul. Agora, temos mais uma oportunidade de investir em nossa natureza e ajudar o meio ambiente”, (Secretário de Meio Ambiente)

Um dia eles querem lotear as margens de uma lagoa, no outro urbanizar um bosque, depois votam favorável ao corte de uma paineira que ocupava 6 vagas do estacionamento de um futuro supermercado, e agora dizem que querem ajudar o meio ambiente?

Será mesmo que tem gente que ainda acredita nessas coisas?

5 comentários:

mariane moreira de jesus disse...

Criticar é fácil, difícil mesmo é fazer e dar a cara pra bater!
Acho muito nobre a sua atitude de correr atrás do que você acredita, mas será que você realmente analisa todos os lados da situação antes de criticar? pense bem, o plano de "urbanização" do bosque não é assim tão ridículo, pois abriria o mesmo para visitação e até "aulas" de ecologia o que poderia criar em nossa população um amor inexistente por nossas matas; A sua tão amada paineira que ao que me lembro nem sombra fazia direito saiu dali com um acordo de que outras arvores seriam plantadas, fora que o desenvolvimento e os empregos que o supermercado trará para a cidade não é desprezível; 1500 arvores? não duvido, eu plantava arvores com a escola quando menor, por que não plantariam agora, além de que cada aluno que ganha a isenção do ônibus para estudar em outra cidade tem que plantar 10 arvores, será mesmo que nossa cidade é tão descuidada e despreocupada com o meio ambiente como você diz ou é você que apenas não esta olhando direito ?

Roberto Ribeiro disse...

Como já coloquei em outros espaços relativos a questões ambientais e outras, meus questionamentos são aqueles que não canso de propor àqueles que não o fazem normalmente: qual o modelo que queremos, que defendemos? se defendemos o desenvolvimento pelo desenvolvimento, ótimo! construamos hidrelétrica de Belo Monte, Complexo Porto Sul, transponhamos o Rio São Francisco , plantemos cada centímetro de nosso cerrado com soja...agora, não dá pra defender uma coisa quando é conveniente e ignorá-la quando não. O caso é, que plantar todas essas árvores é realmente muito bom, louvável, mas não justifica o corte de uma outra árvore. Como também já disse, acho louvável a intenção de gerar mais empregos, mas me pergunto se mais um supermercado enorme, que vai competir com o comércio local e que não corresponde em minha avaliação a uma demanda de nossa cidade, que já possuí inclusive lojas de uma transnacional é a melhor forma de fazê-lo. Não estou dizendo que os empregos são uma coisa ruim, mas por que não pensar, por exemplo, em empregar pessoas em hortas comunitárias nos bairros, ou alguma outra atividade que não vá gerar apenas empregos, mas também benefícios reais à cidade. Sei que vão perguntar de onde se tira verba pra empregar essa gente toda, mas acho que nossos "queridos" representantes tem bastante criatividade para arrumar financiamentos quando lhes interessa. Não estou aqui propondo concretamente nada, só expondo minha defesa a um modelo de desenvolvimento que atenda as reais necessidades de nossa sociedade ao invés do interesse de empresas. Quanto a urbanização do bosque, é totalmente desnecessária a meu ver para que haja um trabalho de educação ambiental, ali mesmo no bosque municipal. O amor a nossas matas não deveria começar com danos ao pouco que nos resta de nativo em nossa cidade. Espero que minhas colocações sirvam para fomentar um debate saudável, e não bate-boca ou colocações direcionadas a uma ou outra pessoa. Sustento a idéia de aqui debater idéias, não pessoas.
Beijos a todos e todas...

Anônimo disse...

Sr. Ariel:

Parabéns, finalmente voce constata que audiência pública é enganação.

Quanto ao convite, só podemos rir, essa prefeitura não se enxerga.

O Zé Mário nos informa no "debateonline" que o IBGE encontrou famílas que passam fome em Jaboticabal; uma vergonha!

Anônimo disse...

ALGUMAS COISAS EU NAO CONSIGO ENTERDER,OS SEM TERRA DERRUBARAO MAIS DE MIL ARVORES NO ACAMPAMENTO DE CORREGO RICO PARA FAZER CARVAO E NINGUEM ABSOLUTAMENTE NIMGUEM TEVE CORAGEM DE CRITICAR AGORA POR CAUSA DE UMA ARVORE CONDENADA FAZEM ESTE ESTARDALHAÇO TODO ESTE E O BRASIL

Anônimo disse...

Caro anônimo, 12 de outubro de 2010 19:48

Você está a confundir as coisas; os "sem terra" não derrubaram árvores, apenas confiscaram socialmente exemplares vegetais para satisfazer suas necessidades essenciais de sobrevivência, tanto que após a derrubada, nunca mais procuraram o poder público para reivindicar cestas básicas de alimentos. Até carreta carregada de produtos furtados já foi encontrada no local, eles são auto-suficientes com certeza, e com o apoio dos defensores da Paineira que são os primeiros a pisotear os gramados públicos em festas onde produtos ilícitos proliferam.

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010