Projeto de iniciativa popular pede alteração na Lei 2.820

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aconteceu dia 21 (dia da Árvore) a audiência publica sobre arborização urbana, embora felizmente não tenha sido organizado por nenhum vereador, um, dois, ou um e meio, ou um mesmo (se somarmos os dois), ou quem sabe ainda nenhum estiveram por lá.

A presença ilustre foi dos alunos do Pedroso e de outros munícipes interessados no assunto que foram, marcaram presença, e fizeram valer a audiência participando de todos os assuntos abordados, opinando, questionando e colaborando com a discussão.

Após os organizadores exporem todos os problemas relativos a arborização urbana em nossa cidade para os mais de 40 presentes, e relembrar o caso da paineira, eu e a bióloga Olívia tentamos expor brevemente a solução para que não haja mais o tipo de crime moral que presenciamos com relação a paineira.A alteração na Lei 2.820 que regulamenta os cortes e podas de árvore em Jaboticabal.

Baseando na Lei de Monte Alto, estamos trabalhando para fazer uma proposta de emenda na lei de nossa cidade visando sempre o Meio Ambiente como prioridade e não a intervenção comercial. Sendo assim, a lei que hoje autoriza o corte de árvores para construções comerciais, será remodelada para que o corte seja vetado a este tipo de construção, ou seja, a obra terá de se adaptar a árvore e não o contrário como acontece hoje e que tem feito com que as poucas arvores ainda restantes em nossa cidade vão se extinguindo.

O projeto de emenda será posto em votação na casa de leis após o recolhimento de cerca de 3000 assinaturas de eleitores Jaboticabalences, dando assim inicio a um projeto de Iniciativa Popular, ou seja, criado pelo povo, para o povo.

Porém como já era de se esperar, um fato curioso aconteceu ao fim da audiência. Vieram nos pedir o projeto de lei e as leis (de Monte Alto e Jaboticabal) para que um vereador trabalhasse nisso. Incrível o “interesse” deles não!? Foi necessário mais uma árvore morrer, manifestantes reivindicarem o absurdo na reunião do CONDEMA, alguns poucos jovens interessados se organizarem pra criar um projeto de lei, para ai sim eles virem querer sugar a idéia, e se mostrarem “interessados” com a idéia? Ahh claro, nada melhor que abraçar a causa e exibir como mérito político não!?

Mas que pena, assim como eles não participaram da reunião do CONDEMA que decidiu sobre o corte, nem da manifestação contra o corte da Paineira, e nem se quer tocaram no assunto tentando impedir o corte, nós também dissemos NÃO!

Não, esse projeto é de iniciativa popular, do povo para o povo, daqueles que trabalham 8hs por dia, recebem seus magros salários (que se quer chegam perto dos R$5000,00 que os tais “representantes” ganham), e que quando chegam em casa ainda tem energia para se organizarem e exercerem seus papéis de cidadãos, comprometidos com a nossa cidade e com o nosso meio ambiente, sem pra isso se utilizarem de partidos com siglas verdes, ou de influência política.

Assim como o Sarau 40º que trouxe cultura, arte e lazer pra população de graça e sem NENHUM apoio governamental, agora é a hora da população Jaboticabalense se unir por mais uma causa nobre, as poucas árvores de nossa cidade.

Sendo assim na próxima semana estará correndo pela cidade as listas de recolhimentos de assinaturas, colabore você também com o nosso meio ambiente e ajude a salvar o seu planeta com uma simples iniciativa em nossa cidade.



Ariel Gricio

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010