1 2 3 4

Projeto de iniciativa popular pede alteração na Lei 2.820

Aconteceu dia 21 (dia da Árvore) a audiência publica sobre arborização urbana, embora felizmente não tenha sido organizado por nenhum vereador, um, dois, ou um e meio, ou um mesmo (se somarmos os dois), ou quem sabe ainda nenhum estiveram por lá.

A presença ilustre foi dos alunos do Pedroso e de outros munícipes interessados no assunto que foram, marcaram presença, e fizeram valer a audiência participando de todos os assuntos abordados, opinando, questionando e colaborando com a discussão.

Após os organizadores exporem todos os problemas relativos a arborização urbana em nossa cidade para os mais de 40 presentes, e relembrar o caso da paineira, eu e a bióloga Olívia tentamos expor brevemente a solução para que não haja mais o tipo de crime moral que presenciamos com relação a paineira.A alteração na Lei 2.820 que regulamenta os cortes e podas de árvore em Jaboticabal.

Baseando na Lei de Monte Alto, estamos trabalhando para fazer uma proposta de emenda na lei de nossa cidade visando sempre o Meio Ambiente como prioridade e não a intervenção comercial. Sendo assim, a lei que hoje autoriza o corte de árvores para construções comerciais, será remodelada para que o corte seja vetado a este tipo de construção, ou seja, a obra terá de se adaptar a árvore e não o contrário como acontece hoje e que tem feito com que as poucas arvores ainda restantes em nossa cidade vão se extinguindo.

O projeto de emenda será posto em votação na casa de leis após o recolhimento de cerca de 3000 assinaturas de eleitores Jaboticabalences, dando assim inicio a um projeto de Iniciativa Popular, ou seja, criado pelo povo, para o povo.

Porém como já era de se esperar, um fato curioso aconteceu ao fim da audiência. Vieram nos pedir o projeto de lei e as leis (de Monte Alto e Jaboticabal) para que um vereador trabalhasse nisso. Incrível o “interesse” deles não!? Foi necessário mais uma árvore morrer, manifestantes reivindicarem o absurdo na reunião do CONDEMA, alguns poucos jovens interessados se organizarem pra criar um projeto de lei, para ai sim eles virem querer sugar a idéia, e se mostrarem “interessados” com a idéia? Ahh claro, nada melhor que abraçar a causa e exibir como mérito político não!?

Mas que pena, assim como eles não participaram da reunião do CONDEMA que decidiu sobre o corte, nem da manifestação contra o corte da Paineira, e nem se quer tocaram no assunto tentando impedir o corte, nós também dissemos NÃO!

Não, esse projeto é de iniciativa popular, do povo para o povo, daqueles que trabalham 8hs por dia, recebem seus magros salários (que se quer chegam perto dos R$5000,00 que os tais “representantes” ganham), e que quando chegam em casa ainda tem energia para se organizarem e exercerem seus papéis de cidadãos, comprometidos com a nossa cidade e com o nosso meio ambiente, sem pra isso se utilizarem de partidos com siglas verdes, ou de influência política.

Assim como o Sarau 40º que trouxe cultura, arte e lazer pra população de graça e sem NENHUM apoio governamental, agora é a hora da população Jaboticabalense se unir por mais uma causa nobre, as poucas árvores de nossa cidade.

Sendo assim na próxima semana estará correndo pela cidade as listas de recolhimentos de assinaturas, colabore você também com o nosso meio ambiente e ajude a salvar o seu planeta com uma simples iniciativa em nossa cidade.



Ariel Gricio

Ler Mais

Será que alguém acredita?

Acho que ainda está fresco na memória de muitas pessoas o corte da Paineira para a construção do supermercado Coopercana, principalmente para quem se manifestou, seja doando sua assinatura para um abaixo assinado contra o corte, ou participando de todos os fatos que a envolveram.

Essa semana recebi um e-mail de um amigo que me convidava para uma Audiência Pública que ocorrerá na Câmara Municipal de nossa cidade amanhã (21) ás 20hs, onde o assunto será: Arborização Urbana, sendo assim, aproveito para convidar a todos, pois como o próprio nome diz, será PÚBLICA e qualquer um poderá participar. Porém, confesso que tenho um certo receio quanto a essas audiências, pois na maioria das vezes elas são organizadas e quase sempre manipuladas por algum vereador que se diz preocupado com a causa e quer ouvir a população. Até ai nada de mais em um vereador se preocupar etc. No entanto nesse caso específico espero que isso não aconteça, uma vez que NENHUM se manifestou com relação ao corte da paineira, porque agora haveria de estar preocupado? Porém caso isso aconteça, de todo mal não será, pois conseguiremos identificar mais um desses politiqueiros baratos e oportunistas que ousam desafiar de maneira imbecil nossa honesta inteligência. E mais do que isso, já que estamos em período eleitoral, isso traria um prejuízo político curioso como, por exemplo, a perda de votos dos eleitores de Jaboticabal para o candidato que o mesmo apóia. Basbaquice? Não para quem olha nossa cidade pensando somente no numero de votos que pode sugar daqui.

Convite já feito, chega a grande hora, acreditem se quiser, mas recebi diretamente da Prefeitura um e-mail interessantíssimo sobre o mesmo assunto, comunicando um evento que ocorrerá no MESMO DIA que a audiência publica (Sugestivamente o dia da árvore). Na ocasião em comemoração a semana da árvore, o e-mail anuncia o plantio de 1500 mudas em um sítio, onde o plantio será feito pelos alunos da rede municipal de ensino. Até ai tudo muito belo e educativo, porém vejam essas declarações que seguem junto do e-mail: “Fico muito feliz por poder promover essa semana. Jaboticabal já é conhecida por suas belas áreas verdes, tanto que recebeu o Selo de Município Verde e Azul. Agora, temos mais uma oportunidade de investir em nossa natureza e ajudar o meio ambiente”, (Secretário de Meio Ambiente)

Um dia eles querem lotear as margens de uma lagoa, no outro urbanizar um bosque, depois votam favorável ao corte de uma paineira que ocupava 6 vagas do estacionamento de um futuro supermercado, e agora dizem que querem ajudar o meio ambiente?

Será mesmo que tem gente que ainda acredita nessas coisas?
Ler Mais

Sarau 40º

Saludos meus caros...

É com imenso prazer que venho hoje postar algumas fotos e vídeos do Sarau 40º. O evento foi fantástico, tudo aconteceu em perfeita sintonia, e trouxe muita positividade, alegria, diversão, arte, lazer, cultura, boas risadas, e claro a participação de todos, que deixaram bem claro que querem mais!

Aqui deixo meus agradecimentos a todos que participaram direta ou indiretamente, a galera que ajudou a divulgar, também a diretoria de cultura e a polícia militar pela atenção.

O coletivo AMOSKA agradece de coração a todos!


Confiram:




Ler Mais

C.A. da Biologia da UNESP organiza o I-Bionativa e apóia a luta pela alteração na lei municipal nº 2.820

Nos dias 3 e 4 de setembro, quem passou pela praça 9 de julho teve uma grata surpresa. Alunos do curso de biologia da FCAV da UNESP estiveram mostrando um pouco de seus trabalhos desenvolvidos durante a graduação. O evento ainda contou com apresentações teatrais, exposição de fotografias e com um público muito especial, pois alunos de diversas escolas públicas da cidade estiveram presentes vivenciando por algumas horas as interessantíssimas experiências do encantador mundo da biologia.

Além dessa bela integração que o Centro Acadêmico Alfred Russel Wallace proporcionou a todos os munícipes e estudantes, os diretores ainda se interessaram pela luta contra o corte da Paineira, e abraçaram a causa mesmo após o corte ter acontecido, apoiando a luta do Coletivo AMOSKA em prol da emenda na lei municipal nº2.820 que propõe que a supressão de qualquer árvore seja vetada caso a obra tenha fim comercial, ou seja, a obra deverá se adequar a vegetação e não o contrário como hoje acontece. Fato que teria evitado o corte da paineira pelo supermercado Coopercana.

Mais do que o espaço cedido para o coletivo durante o Bionativa, o C.A. se propôs a ajudar no que for preciso para arrecadar as assinaturas necessárias para o projeto de iniciativa popular ir a votação na casa de lei de nossa cidade, e mais do que isso, se propôs ainda a participar e divulgar do Sarau 40º também organizado pelo Coletivo AMOSKA em parceria com Omundo.

Sendo assim, Jaboticabal agora está prestes a voltar a respirar uma mudança vinda dos jovens para todos os jaboticabalenses. A semente de esperança começa a brotar, e precocemente a dar frutos como a luta pela alteração na lei municipal, e o inédito Sarau 40º . Ambos de iniciativa popular, do povo para o povo, sem apoio governamental ou financeiro, o que nos mostra que ainda temos a possibilidade de fazermos as coisas acontecerem em Jaboticabal.

Mais uma vez Parabenizamos a iniciativa do Centro Acadêmico Alfred Russel Wallace pelo belo evento, e agradecemos a atenção e a parceria com o Coletivo AMOSKA, que também está a disposição do C.A.

Ariel Gricio

Para ampliar as fotos, basta clicar sobre as imagens. 



Ler Mais

Quem manda mais?

Interessante, num dia a prefeitura obriga um futuro supermercado a deixar uma antiga chaminé em seu terreno pelo valor histórico que ela possui, e o supermercado acata a decisão. No outro a própria prefeitura concede o corte de uma paineira que além de histórica tem vida, e inclusive vai contra a voz de mais de 1300 munícipes que suplicaram a permanência da mesma no local.

O que pensar disso? Que cada caso é um caso? Ou que alguns senhores aceitam fazer aquilo que já é rotina dentre os políticos de nossa cidade, oferecer PROPINA?

Ontem infelizmente a árvore se foi, e com ela lá se foram as vozes que pediram desenvolvimento consciente e não pago por empregos que seriam gerados independente do corte da paineira, ou será que você também acredita que caso a árvore não fosse cortada o tal supermercado não faria suas instalações aqui como disse o hipócrita representante da prefeitura na reunião do condema?

Mas que fique claro que o Sr. Secretário do Meio ambiente votou FAVORAVEL ao corte, assim como o SAAEJ e também a SABESP, e também o representante do CATI, além de um PROFESSOR DA UNESP. Saiba também que os únicos contrários foi o presidente do Condema Flávio Chueire e mais dois representantes de ONG’S.

É inacreditável, mas nossa Jaboticabal esta regredindo politicamente, os vereadores se escondem atrás de seus luxuosos cabinetes e de lá só saem quando é conveniente ($$$$$) e depois têm a ousadia de queres nos enganarmos, dizendo que são ambientalistas, que são oposição e blá blá blá.

Chega! Ta na hora de acordarmos, e lembrarmos muito bem desses nomes que daqui a dois anos provavelmente serão candidatos a vereadores novamente ou comicamente a prefeito. Basta de mentiras, de demagogia, de hipocrisia, de corrupção!

A paineira se foi e quem estava a defendendo quase acaba preso enquanto quem estava derrubando uma árvore a troco de 6 vagas no estacionamento ria de nós, povo. No local apenas se encontravam funcionários simples, e representantes da prefeitura que estranhamente defendiam com unhas e dentes a derrubada. Questiono ainda, porque foi a prefeitura quem votou a favor do corte no CONDEMA? Porque havia no local mais de 10 representantes da prefeitura defendendo o corte? Qual o interesse da prefeitura nesse projeto? Somente os novos empregos (que sabemos que independente da retirada da árvore iria acontecer)? Porque se irritaram quando eu comecei a fazer as fotos deles e do local? O que temem? O que devem? O que querem? Até onde são capazes de ir para conseguir?

Até quando vamos abaixar a cabeça para estes senhores que descaradamente nos mostram que em Jaboticabal, a lei não é do mais forte, mas sim do mais rico.

Sexta e sábado compareça a praça dos bancos, acontecerá o I Bionativa organizado pelo curso de Biologia da UNESP, e veja que estamos juntos nessa luta!


Confiram as tristes fotos.
Sim, ela chorou.
Ler Mais
 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010