Denominado Bosque Encantado, o projeto pretende melhorar a estrutura que hoje é oferecida no local, respeitando a natureza e levando educação e conscientização ambiental às crianças.
Levar conhecimento e educação ambiental de maneira eficiente, divertida e prazerosa para as crianças. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurja), está concluindo o projeto de revitalização do Bosque Municipal Francisco Buck.
Se o objetivo é levar educação ambiental, porque não ensinam as crianças que não se deve jamais cortar a última árvore de uma cidade para fazer lápis para elas escrevem? Esse é o objetivo? Ou é a verba que a prefeitura vai receber mas que esta prestes a vencer?
Passeio na trilha do bosque - O local, que atualmente não é utilizado, receberá toda a estrutura necessária para a realização da visitação. A trilha deverá ser construída com blocos ecológicos, cuja principal característica é a fácil absorção de água, proporcionando grande drenagem ao solo. Para a realização, será utilizada uma velha trilha já existente, de chão batido, não sendo necessário retirar nenhuma árvore do local e nenhum tipo de desmatamento.
Em toda a trilha serão fixados painéis contendo informações a respeito das árvores existentes no local. Também serão fixadas placas contendo história de conscientização ambiental para as crianças.
“O projeto de revitalização do Bosque Municipal segue o modelo parecido com o criado na cidade de Curitiba/PR. O objetivo principal é criar um local agradável, preservando a natureza, que possa ser melhor utilizado, sem privar a participação de nossos idosos, que poderão usar o local para caminhadas, tão pouco os deficientes físicos e nossas crianças que terão todo o acompanhamento necessário”, afirma Vitório De Simoni, Presidente da Emurja.
Além da trilha, o projeto prevê o reaproveitamento do local onde atualmente encontra-se um banheiro interditado, que deverá ser derrubado, e no local será erguida uma casa construída com madeira certificada. No local ficará uma monitora responsável pela “Hora do Conto”. Serão contadas histórias infantis e aulas de conscientização ambiental para as crianças do ensino fundamental. Em parceria com o Centro de Educação Ambiental serão ministradas palestras de conscientização de proteção ao meio ambiente.
Mais segurança – Além de todas as melhorias relacionadas com a estrutura, outro ponto importante é que o Bosque Municipal passará a ter um grupo de vigias que ficará responsável pela segurança.
“Mesmo sabendo do belo trabalho que a Polícia Militar e a Polícia Ambiental presta em nossa cidade, hoje o Bosque Municipal sofre, principalmente no período noturno, com a invasão de pessoas que utilizam o local para atitudes condenáveis. Após a revitalização, o local terá um sistema de segurança especial, levando inclusive segurança às casas localizadas em seus arredores”, explica Vitório.
Meio Ambiente – Para a instalação da trilha de blocos ecológicos nenhuma árvore será arrancada. De maneira planejada, será plantada uma grande quantidade de mudas de árvores nativas da região e árvores em extinção. Todo o projeto foi avaliado pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. O parecer foi positivo a realização do projeto e o estudo realizado pelo órgão caracteriza-o como de insignificante impacto ambiental.
O projeto Bosque Encantado deverá receber investimento do Governo Federal de R$ 150 mil.
Que beleza ein! Então mãos a obra antes que perderemos essa “boquinha”
Integrantes do Clube da Melhor Idade durante passeio no Bosque Municipal. Com novo projeto, local será mais acessível a população.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe abaixo o seu comentário!