Matéria Bosque encantado (fonte: Prefeitura) Comentada.

sexta-feira, 26 de março de 2010


Denominado Bosque Encantado, o projeto pretende melhorar a estrutura que hoje é oferecida no local, respeitando a natureza e levando educação e conscientização ambiental às crianças.
Respeitar a natureza seria urbanizar o último resquício de mata nativa de uma cidade? Essa é a educação que nossas crianças irão receber ?

Levar conhecimento e educação ambiental de maneira eficiente, divertida e prazerosa para as crianças. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurja), está concluindo o projeto de revitalização do Bosque Municipal Francisco Buck.
Se o objetivo é levar educação ambiental, porque não ensinam as crianças que não se deve jamais cortar a última árvore de uma cidade para fazer lápis para elas escrevem? Esse é o objetivo? Ou é a verba que a prefeitura vai receber mas que esta prestes a vencer?

Passeio na trilha do bosque - O local, que atualmente não é utilizado, receberá toda a estrutura necessária para a realização da visitação. A trilha deverá ser construída com blocos ecológicos, cuja principal característica é a fácil absorção de água, proporcionando grande drenagem ao solo. Para a realização, será utilizada uma velha trilha já existente, de chão batido, não sendo necessário retirar nenhuma árvore do local e nenhum tipo de desmatamento.
Se o local não é utilizado como vão “melhorar a estrutura que hoje é oferecida no local”? Oferecida a quem se não é utilizado? Ops, uma contradição? Será? “A trilha devera ser construída com blocos ecológicos” ahh não “será”, apenas “deverá”. Se já existe a trilha de terra batida pra que pavimentar? Ahh sim vão urbanizar sem degradar, havia me esquecido.

Em toda a trilha serão fixados painéis contendo informações a respeito das árvores existentes no local. Também serão fixadas placas contendo história de conscientização ambiental para as crianças.
A história mudou? Não é mais João e Maria? Essas placas serão de que? Como é uma história de conscientização ambiental? Estou lendo diariamente uma de destruição ambiental, mas de conscientização ainda não. Tem “felizes para sempre” no final?

O projeto de revitalização do Bosque Municipal segue o modelo parecido com o criado na cidade de Curitiba/PR. O objetivo principal é criar um local agradável, preservando a natureza, que possa ser melhor utilizado, sem privar a participação de nossos idosos, que poderão usar o local para caminhadas, tão pouco os deficientes físicos e nossas crianças que terão todo o acompanhamento necessário”, afirma Vitório De Simoni, Presidente da Emurja.
Ahh sim, igual ao bosque do alemão, igual ao exemplo levado em uma reunião do CONDEMA onde apresentaram o parque curupira de ribeirão como um modelo. Só esqueceram que o mesmo era uma pedreira e foi reflorestado, que fiasco levar um exemplo desses ein!

Além da trilha, o projeto prevê o reaproveitamento do local onde atualmente encontra-se um banheiro interditado, que deverá ser derrubado, e no local será erguida uma casa construída com madeira certificada. No local ficará uma monitora responsável pela “Hora do Conto”. Serão contadas histórias infantis e aulas de conscientização ambiental para as crianças do ensino fundamental. Em parceria com o Centro de Educação Ambiental serão ministradas palestras de conscientização de proteção ao meio ambiente.
Em parceria com o CEA? Estranho, a coordenadora de lá não é parente de alguém da Emurja? Será uma bela parceria (sic). Palestras de educação ambiental ministradas por um centro que encheu de asfalto a área de terra que havia ao redor de seu prédio (podem ir conferir no local). Isso vai ser muito bom mesmo, estou quase me convencendo já.

Mais segurança – Além de todas as melhorias relacionadas com a estrutura, outro ponto importante é que o Bosque Municipal passará a ter um grupo de vigias que ficará responsável pela segurança.
Um grupo? De quantos? Um? Dois? Foi isso que ouvi na rádio em entrevista do Presidente da Emurja. Os Guardas serão os mesmo que ficam nas praças de nossa cidade? Os guardas fantasmas, existem, mas ninguém nunca viu.

Mesmo sabendo do belo trabalho que a Polícia Militar e a Polícia Ambiental presta em nossa cidade, hoje o Bosque Municipal sofre, principalmente no período noturno, com a invasão de pessoas que utilizam o local para atitudes condenáveis. Após a revitalização, o local terá um sistema de segurança especial, levando inclusive segurança às casas localizadas em seus arredores”, explica Vitório.
O texto fala por si mesmo, sem necessidade de comentários.

Meio Ambiente – Para a instalação da trilha de blocos ecológicos nenhuma árvore será arrancada. De maneira planejada, será plantada uma grande quantidade de mudas de árvores nativas da região e árvores em extinção. Todo o projeto foi avaliado pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. O parecer foi positivo a realização do projeto e o estudo realizado pelo órgão caracteriza-o como de insignificante impacto ambiental.
É, esse presente caiu do Serra, ops, do céu, ou então veio voando no bico de um Tucano.

O projeto Bosque Encantado deverá receber investimento do Governo Federal de R$ 150 mil. 

Que beleza ein! Então mãos a obra antes que perderemos essa “boquinha”


Legenda:
Integrantes do Clube da Melhor Idade durante passeio no Bosque Municipal. Com novo projeto, local será mais acessível a população.
Se já conseguem visitar assim pra que pavimentar? Pra que enfiar 150mil lá dentro? Outra contradição pelo jeito. Estranho...muito estranho.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário!

 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010