1 2 3 4

Momento de Agradecer

Saudações a todos os leitores, amigos e companheiros que nesse ano que passou colaboraram com o Blog da Moska e com a coluna da Moska direta ou indiretamente. Este espaço que sempre teve por objetivo relatar os fatos políticos de nossa cidade com uma visão crítica, sugestiva e irreverente, e que em alguns pontos conseguiu mudanças, e em outros apenas causar incômodo para alguns que agiram e agem de forma desonesta, mesquinha, egoísta e medíocre, vem hoje agradecer àqueles que de uma maneira ou outra fizeram do espaço da Moska (Blog e Coluna) um espaço diferenciado. Citando nomes dos colaboradores.

Muito Obrigado: Zé Mario, Edson Fonseca, João Teixeira, Miriam Góes, Rogério Nicola, Alairce Nicola, Ana Paula Marchi, Maria Vechetini, Ricardo Gestal, Facco, Robson (Béra), Marisa, GG, Prof. Antônio (Tonhão), Mário Milaré, Dona Mara, Dulce, Lena, Vitória,Galera do Programa Misturéba e do Orkut,Francieli pelo apoio e pelos comentários, Leda minha prima pela constante preocupação, Marcel Britto por tanto me ensinar a buscar justiça a todo instante, Giulia Akemi, João Neto e Samuel Sanches pela grande força, Alencar por me comparar ao Che (risos), Prof. Gilberto por me lembrar que devo me decepcionar com políticos e partidos políticos, mas não com a política, Protógenes Queiroz pela prontidão, amigos da UJS, camaradas do PCdoB, Mov.Estudantil da UFSCar, Marco e Marcelo vigias da Câmara pela educação com que sempre me trataram, Marcelo Perez, Sargento Orlando pelas boas e longas conversas, Vô Geraldo por me alertar desde pequeno que políticos politiqueiros são tudo %@!$#!#!*&@. Destaco meus amigos do Tribuna e espero que este jornal seja sempre uma referência crítica e de livre manifestação em nossa cidade.

Agradeço ao meu Tio Paulo que mesmo longe sempre lê meus textos e me liga comentando, Tio Luís por perder várias horas tentando me convencer de que Cuba é o inferno e os EUA o paraíso (ainda não conseguiu), Vó Dinah por guardar cada edição que escrevo; Vó Geny por sempre me dizer: “toma cuidado, hein!”, Tia Lígia e tio Clóvis por me alertarem sobre os riscos; Mamãe por sempre dialogar sobre como e o que escrever; Papai por indignar-se comigo sobre os acontecimentos mais inusitados, e claro, a Deus por tudo.

Obrigado também por aqueles que dedicaram alguns minutos de atenção para ler os textos do Blog e da Coluna, e a todos aqueles outros que embora eu não conheça, esperam em 2010 uma política mais limpa, transparente, e voltada para quem precisa, que assim como eu sonham e buscam o melhor.

Peço minhas sinceras desculpas pelos nomes que esqueci (minha memória é péssima), e desejo a todos um ótimo Natal repleto de alegria, paz, saúde, e felicidade. E que 2010 seja melhor do que foi 2009, um ano com cheiro de mudança, mas como sempre com muita paz, amor, alegria, saúde, e é claro, cheio de sonhos.

Um fraterno abraço a todos.
Ariel Gricio
Ler Mais

Errata

Boa noite a todos.

Venho hoje publicar uma errata sobre um post que ficou no ar por um dia e foi retirado assim que o erro foi identificado.

O texto era uma reprodução de um e-mail que recebi de alguém identificado como Giulio.

Na ocasião fiz uma grande confusão e acabei referindo o autor como sendo um Sargento da Polícia que apenas havia trocado um e-mail em particular comigo referente a outro assunto. Devido a proximidade dos recebimentos dos e-mails e a semelhança entre os endereços de e-mail houve uma confusão, por isso o post foi retirado do ar assim que o erro foi percebido.

No entanto me vejo na obrigação dessa vez de publicar o assunto do referente e-mail, esse sim enviado pelo Sargento Orlando.

Aconteceu dia 28/11 a premiação "Construindo a Nação", o prêmio é dado pelo instituto da cidadania (Uma parceria de duas multinacionais). E com muita satisfação duas de nossas escolas foram premiadas Joaquim batista e Latorraca ambos fazem parte do projeto JCC- Jovens Construindo Cidadania onde o Sargento Orlando desenvolve um brilhante trabalho.

O Blog da Moska pede humildemente desculpas ao Sargento Orlando pelo erro e está a disposição para eventuais dúvidas.

Grato. Ariel Gricio
Ler Mais

Coração de papel

Na semana passada tive a oportunidade de conversar com alguns trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem de nossa cidade. Para quem ainda não conhece, ela já existe há vários anos e vem fazendo um trabalho digno de ser reconhecido por todos nós. Tecnicamente eles prestam um serviço, que se coloca como modernidade nos países centrais, denominado de serviços ambientais. Serviços este extremamente reconhecido e valorizado naqueles países, diante da oportunidade de redução de custos de armazenagem (células de aterros sanitários, compostagens, etc...), reaproveitamento e educação para redução de resíduos. Num bate-papo muito interessante eles nos contaram um pouco do seu dia-a-dia, das dificuldades e das vitórias que a cooperativa vive, e dos planos que têm pela frente.

O trabalho de separação de materiais reciclados é fundamental para aumentar significativamente a vida útil das chamadas “células” dos aterros sanitários, além é claro de causar uma imensa economia ao município e a todo planeta, e é exatamente esse trabalho que a cooperativa desenvolve dentro de nossa cidade.

Os trabalhadores associados tiram todo o seu sustento da separação e venda do material reciclável, ou seja, a prefeitura recolhe leva até a Cooperativa que retira dali o seu ganha pão, além de dar manutenção nas velhas e ultrapassadas maquinas que possuem. Mas deveriam receber mais, deveriam receber pelo serviço ambiental prestado à comunidade jaboticabalense.

Além disso ainda existe a ausência de materiais de segurança, e até mesmo a falta de manutenção nas maquinas uma vez que a empresa encarregada por tal problema é a SAAEJ e a mesma acaba não tendo fundos para se quer consertar uma maquina que se encontra desativada a meses por causa de uma peça de R$ 2mil. Calma ai, a SAAEJ não tem R$ 2mil para fazer essa manutenção? Pra onde então está indo o dinheiro da nova taxa do esgoto? E o ganho extra com a instalação e consumo dos novos hidrômetros ultra-sensíveis? Sempre tem algo errado e sem explicação nestas administrações. A SAAEJ sempre foi um orgulho de empresa e gestão em nossa cidade. Desde os tempos do Prefeito Baccarin que passou por processo de modernização.
O que acontece agora com o “cabidão” de empregos que virou esta autarquia?

Bem, inúmeras dificuldades cercam as vidas desses verdadeiros heróis e amigos da população Jaboticabalense, que nunca se quer receberam um título de honra ao mérito ou qualquer homenagem como: um par de luvas novas, óculos de proteção, uniformes, ou quem sabe ainda uma ajuda financeira da nossa riquíssima prefeitura, que hoje vive se esbanjando com seus inúmeros e intermináveis canteiros de obras. O que recebem são constantes ameaças de que serão substituídos por alguma empresa. Com tantas denúncias de máfia do lixo que acompanhamos em São Paulo, Sertãozinho, entre outras, caso retirem uma Cooperativa séria de pessoas decentes, logo, logo teremos nossa Jaboticabal nas manchetes da máfia.

Além disso, perderam até mesmo o almoço que durante um curto período a prefeitura deu a esses nobres trabalhadores. E o pior, tive que ouvir de um dos “chefões” do SAAEJ que seus trabalhadores também não têm tal benefício, e eu contra-argumento: “Mas os funcionários da SAAEJ recebem menos de um salário mínimo por mês? O senhor recebe menos que isso?” Difícil imaginar que as pessoas não conseguem ver nos outros o direito de ter um salário e uma vida digna.

Pois é caros leitores, é difícil enxergar esse total descaso de nosso “Coronéis” com esse seres humanos que realmente sobrevivem, sem as condições mínimas de proteção e de salário, imaginem ainda ter que ouvir de um funcionário público (pago com o nosso dinheiro e com o dos trabalhadores da cooperativa também) tamanha mediocridade. Quem sabe o coração de papel dos trabalhadores da cooperativa, não acabe encapando o de pedra dos responsáveis que deixaram essas famílias esquecidas, quem sabe assim em 2010 não podemos estar pensando diferente? Assim espero, e os trabalhadores também, já que eles estão sempre sendo embrulhados com falsas promessas.


(Texto Publicado no Jornal Tribuna em 05/12/09)
Ler Mais

Extra!!! Extra!!! Na Prefeitura: “Santo de Barro” foge do “Santo do Pau Oco”

Venho hoje falar sobre um acontecimento inédito em nossa cidade, um fato inusitado e no mínimo misterioso. Recebi ontem um e-mail de amigo informando e solicitando a publicação de um fato que lhe deixou extremamente inconformado.
Este espaço que nunca antes havia publicado uma matéria policial, mesmo porque nunca essa foi a nossa intenção, hoje se vê na obrigação de divulgar um acontecimento como esse que além de ser sério passa também a ser irônico.

Uma ocorrência inusitada aconteceu na noite de sábado para domingo, e inclusive na manhã de domingo a polícia Militar foi acionada para tal ocorrência. Na noite de sábado no Paço Municipal ficaram a disposição três vigias para tomar conta de um presépio que lá estava montado.

Durante a madrugada misteriosamente um dos três Reis Magos (não me pergunte qual) saiu correndo e durante a fuga acabou caindo e se machucou gravemente (quebrou). O mais irônico de tudo isso é que os responsáveis não sabem explicar o fato, e também estão surpresos.

Sugeriram então que fosse enviado um oficio para a polícia solicitando uma ronda no local. Calma ai!!! Três vigias e mais uma ronda policial pra cuidar de um presépio? Será que um presépio dá tanto trabalho assim? Ou será que nossos amigos vigias não estão assustados com o Santo. Talvez seja um prenúncio. UM AVISO ao Prefeito e sua cúpula “Devagar que o Santo é de Barro”. Pois se nem o Santo que é Rei Mago não quer ficar no Palácio, talvez a coisa esteja mesmo complicada. É senhor Prefeito está na hora de rever seus conceitos, não? Ou os guardas não entenderão jamais os motivos REAIS dessa de santo de barro. Afinal, de santos a prefeitura está cheia, os de barro do presépio e os de “Pau Oco” esparramados pelo cabide.

Ariel Gricio
Ler Mais
 
Blog AMOSKA | by TNB ©2010