É com extrema indignação que venho hoje publicar esse texto. No dia 27, sexta feira houve uma reunião do CONDEMA (Conselho de defesa do meio Ambiente) para decidir a postura do conselho com relação ao corte da Paineira localizada próxima à estação de eventos Cora Coralina (Varejão). Na ocasião apenas 9 de 16 membros do conselho estiveram presentes, além de um numero significativo de munícipes acompanhados de 1300 assinaturas em defesa da já condenada Paineira.
Na ocasião, ficou claro o interesse e o apoio cego da Prefeitura com relação ao corte da árvore. O que não é de se estranhar uma vez que sabemos que essa questão já deixou de ser somente ambiental, e passou a ser também política. Mesmo assim, isso ainda não foi suficiente para que nós desanimássemos e não fossemos atrás da defesa da pobre árvore que ocupa não mais de 100m² no canto de um terreno de mais de 3000m².
Na reunião, nenhum representante oficial do supermercado coopercana de Sertãozinho esteve presente, até porque foi dispensável a presença dos mesmos, já que tinham ao lado deles (sendo favorável ao corte) o atual secretário do Meio Ambiente Fábio Trevisoli e um assessor jurídico da prefeitura, cujo nome não tenho agora, mas que na ocasião defendeu o corte da Paineira, e que chegou a dizer que caso a arvore não fosse cortada, o supermercado deixaria de vir para nossa cidade (sic).
Por fim, a votação que foi de 3 votos contrario ao corte, á 6 favorável (Secretário de Meio Ambiente, SABESP, SAAEJ) dentre outros que em breve disponibilizarei aqui com nome e entidade que representa. Ou seja, a árvore já esta condenada, mas ainda viva.
Sendo assim, hoje as 17hs no local da árvore acontecerá um ato em defesa da permanência dela no local. Claro que não encontraremos lá deputados que se julgam “Homens do Meio Ambiente” vereadores que se julgam “verdes” ou “revolucionários (sic), até porque caso eles realmente tivessem interessados teriam comparecido as reuniões e defendido com unhas e dentes a paineira, assim como fizeram e está fazendo a população de nossa cidade.
Compareça Hoje as 17hs em frente a Paineira, e ajude a garantir o direito a vida deste ser vivo de mais de 55 anos, que esta prestes a deixar de existir por conveniência ($$$$$$).
Fotos: Prof. Antônio, Ambas da Paineira condenada.
Por: Ariel Gricio